Coruche ativa programa da Semana Europeia do Desporto

O Município de Coruche associa-se, de 25 a 29 de setembro, à 9.ª edição da Semana Europeia do Desporto (SED) e à campanha #BeActive, da Comissão Europeia, com um programa de iniciativas paralelas à Semana Europeia da Mobilidade, contemplando ainda a celebração do Dia Mundial do Coração e do Dia Europeu do Desporto na Escola. Em 2023, o programa visa promover estilos de vida ativos e saudáveis assentes em três pilares: envolvimento, inclusão e inovação. Entre outras iniciativas, de 25 a 29 de setembro acontecem as Caminhadas Avós e Netos, uma ação de sensibilização no âmbito da campanha #BeActive e, a 29 de setembro, as celebrações do Dia Mundial do Coração e do Dia Europeu do Desporto na Escola.

Porque o desporto e a atividade física são essenciais para melhorar a saúde, o bem-estar físico, psicológico e mental, sendo um fator indispensável na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, a Semana Europeia do Desporto, iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tem como objetivo promover o desporto e a atividade física, combatendo comportamentos sedentários, cada vez mais acentuados nas sociedades ocidentais. Porque o desporto é também uma das expressões culturais e sociais de comportamento humano que mais impacto e relevância tem na transmissão de valores fundamentais para a estruturação da nossa vida comunitária, a Câmara Municipal de Coruche desenvolve e promove, de 25 a 29 de setembro, um conjunto de iniciativas que contribuem para alcançar o desígnio da campanha #BeActive, incentivando os cidadãos para a atividade física e para a adoção de estilos de vida saudáveis.

Assim, de 25 a 29 de setembro é promovida a iniciativa “Caminhadas Avós e Netos”, que se desdobra em diversas ações que privilegiam a mobilidade suave ao longo de percursos pedestres próximos dos núcleos escolares das respetivas freguesias, promovendo ainda o contacto intergeracional entre avós e netos, dirigindo-se a todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Coruche, aos avós, aos utentes do programa Desporto Sénior e também às IPSS do Concelho que pretendam integrar a iniciativa. A 25 de setembro realiza-se ainda uma ação de divulgação de flyers da campanha #BeActive junto de funcionários do Município.

A 29 de setembro, último dia da iniciativa, acontece uma grande Caminhada Avós e Netos que, envolvendo as creches municipais, o Lar de S. José, o Ninho dos Corujinhas, o Jardim de Infância de Coruche, avós e utentes do Programa Desporto Sénior, termina no Jardim 25 de Abril com a formação de um coração humano a propósito da celebração do Dia Mundial do Coração. Também a 29 de setembro celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, pelo que se prevê a distribuição do flyer “20 razões para praticar desporto na escola”, uma proposta “Escola + Ativa” que fornece dados estatísticos aos professores do Agrupamento de Escolas de Coruche.

Sobre a Semana Europeia do Desporto (SED)
A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os cidadãos. A iniciativa é coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) e, em 2023, mantém como tema central a hashtag #BeActive, incentivando cada cidadão a ser ativo não só durante a SED, mas durante todo o ano. A SED pretende contribuir para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos europeus através do aumento da prática desportiva e da redução do tempo passado em comportamentos sedentários, constituindo-se como um acontecimento relevante à escala europeia, com atividades a decorrer em toda a Europa.

Fazer descarga de anexos: