Saltar para o conteúdo principal

PiiCiE Lt - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

 O Município de Coruche integra a candidatura PiiCiE LT, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo, promovido pela CIMLT e financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020.

Este protocolo contempla a implementação das ações que integram os dois eixos de intervenção do plano integrado da Lezíria do Tejo:
1. Educação Positiva e 2. Educação pela Inovação, através da constituição de uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) que, em Coruche, é constituída por um Animador Sociocultural, um Educador Social e um Psicólogo Clínico.
Pretende-se, através de intervenções positivas e criativas adequadas a cada contexto escolar, incidir no desenvolvimento do espírito crítico e criativo das crianças e jovens, assim como no reforço de competências escolares, sociais e relacionais, pela dinamização de atividades que promovam uma maior interligação entre escola, pais e comunidade em geral.

 


MEDITAÇÃO MINDFULNESS
“Um dos principais erros é querer resolver o stress através do controlo total das situações”, Saul Neves de Jesus (representante de Portugal na Sociedade Mundial para o estudo do Stress e da Ansiedade-STAR).
No Município de Coruche e, no âmbito do projeto PiiCiE LT, retomamos este ano letivo as sessões de Meditação no 1º Ciclo nas seguinte escolas: Centro Escolar de Coruche, E.B.1 Azervadinha 2, E.B. Couço, E.B.1 Erra, Núcleo Escolar de Santana do Mato, Núcleo Escolar da Branca, E.B.1 Biscainho, Núcleo Escolar da Lamarosa, Núcleo Escolar da Fajarda.
Pretende-se através de técnicas de Meditação Mindfulness:
    • Desenvolver capacidades de atenção e concentração; reduzir os conflitos entre pares no sentido de melhorar os resultados escolares;
    • Apoiar o entusiasmo dos alunos para aprender;
    • Desenvolver competências sociais positivas (empatia e compaixão, paciência e generosidade);
    • Melhorar o autocontrolo do aluno e das suas competências de autorregulação;
    • Relaxamento e gestão emocional para que os alunos possam aumentar a sua capacidade de foco, bem-estar e calma de modo a aumentar o sucesso escolar.
A palavra “meditação” vem do latim “meditatum”, que significa ponderar. Com o intuito de reduzir a ansiedade e o stress, e motivarmos o equilíbrio às expectativas diárias agradecemos aos docentes que desde a primeira hora investiram nesta oferta.
 
 
Fazer descarga de anexos:
voltar ao topo