Saltar para o conteúdo principal

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um edifício provocador, desenhado pelo Arquiteto Manuel Couceiro, com o intuito de criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo.


O Observatório é revestido a cortiça e tem como objetivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor funcionando, para tal, em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.
 

Entre as diversas valências que compõem o edifício destacam-se os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça. Destaque também para o centro de documentação que visa ser um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiçaparasala destinadaformação profissional no âmbito da fileira e, por fim, para o auditório de 150 lugares com paredes revestidas de aglomerado negro e frescos em tons a fazer lembrar o montado.

O auditório é um espaço convidativo para a realização de conferências, seminários, encontros temáticos, entre outros.

          

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça ganhou uma Menção Honrosa na Categoria de Melhor Projeto Público 2014, dos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014, iniciativa que distinguiu as empresas e as entidades públicas que desenvolveram no ano anterior projetos de interesse turístico maior.

Em 2015, o Município de Coruche ganhou o Prémio Município do Ano Portugal 2015, da região do alentejo, com o projeto do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, atribuído pela Plataforma UM Cidades. 

 

pdf Folheto Observatório (3.72 MB)

pdf Regulamento do Observatório do Sobreiro e da Cortiça (324 KB)

 

Contatos:

Observatório do Sobreiro e da Cortiça
Zona Industrial do Monte da Barca, lote 41
Tel: 243 611 210 Fax: 243 678 063
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  -  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário: 09h00 / 13h00 - 14h00 / 17h30

 

Ver mapa maior

voltar ao topo