Uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade são as alterações climáticas. Trata-se de um problema global, que envolve muitas dimensões e que perdurará por séculos, colocando o nosso planeta perante uma emergência climática que obriga à transformação de toda a sociedade. As autarquias têm neste ponto uma missão de grande responsabilidade, de forma a mitigar e adaptar as práticas de ordenamento do território que, além de enquadrarem fatores relevantes das alterações climáticas, possam garantir as condições de conhecimento e salvaguarda do património natural e das pessoas.
Neste sentido, o Município de Coruche desenvolveu a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e uma visão estratégica no âmbito do projeto ClimadapPT.Local, em conformidade com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas:
«Com a elaboração e implementação da EMAAC, Coruche será um município mais resiliente por via da sua maior capacidade de adaptação às alterações climáticas. A incerteza da evolução dos fenómenos implica a existência de instrumentos inovadores e evolutivos de apoio à decisão, constantemente monitorizados de modo a promover um território mais sustentável, maior desenvolvimento económico e a garantir a proteção incrementada de pessoas e bens.»
A EMAAC de Coruche tem como objetivo geral:
«Compreender e adotar as medidas adequadas para uma boa gestão do território face aos riscos climáticos.»
O Município de Coruche reconhece ainda que:
- O território é cada vez mais afetado, direta ou indiretamente, pelo clima e pela meteorologia, reconhecendo o executivo municipal que as alterações climáticas são uma realidade e que é necessária uma estratégia que preceda o Plano de Ação;
- As decisões tomadas têm consequências a longo prazo para os usos e a ocupação do solo, a utilização de recursos, a dotação de equipamentos e infraestruturas ou para a resposta a necessidades de grupos populacionais;
- A adaptação como um processo de decisão representa uma oportunidade para melhorar os processos de planeamento e gestão do território, aumentando a capacidade de resposta das comunidades locais e dos espaços construídos;
- O processo de adaptação representa uma oportunidade para melhorar o planeamento de contingência e gestão de eventos climáticos extremos, reduzindo o nível de preocupação em termos de trabalho operacional.
Consultar: archive Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (87.01 MB)
Com a entrada em vigor da Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98 de 31 de dezembro de 2021), que define as bases da política do clima, os municípios terão de aprovar um Plano Municipal de Ação Climática. O Município de Coruche não é exceção, encontrando-se de momento a diligenciar todos os esforços para a sua elaboração. Com a aprovação do plano iremos dar continuidade às medidas já implementadas no Concelho e implementaremos novas medidas sempre com o mesmo objetivo: garantir a proteção de pessoas e bens.
Projetos na área da alterações climáticas:
No âmbito das alterações climáticas, o Município integra o projeto ClimAdapta e o projeto Beacon, que visam a comunicação e a sensibilização para este tema.