Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Coruche

Página principal

Coruche ClimAdapta

Coruche ClimaAdaPTa
Produção de informação e conhecimento (comunicação e sensibilização) sobre riscos associados às Alterações Climáticas em Coruche 
 
O Município de Coruche considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. Isso reflete-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) adotada, tendo Coruche sido um dos municípios que integrou o projeto ClimAdaPT.Local. O projeto apresentou como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal.
Pretendeu-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC no município. As projeções climáticas para o município de Coruche apontam, entre outras alterações, para uma potencial diminuição da precipitação total anual e para um potencial aumento das temperaturas, em particular das máximas no outono. É projetado ainda um aumento da frequência de ondas de calor e de eventos de precipitação muito intensa concentrada em períodos de tempo curtos. Estas alterações poderão implicar um conjunto de impactos sobre o território municipal bem como sobre os sistemas naturais e humanos que o compõem.
A disseminação de conhecimento proposta nesta operação permitirá uma melhor e mais orientada disponibilização de dados relativos aos impactos das alterações climáticas - sendo avaliada a atual capacidade de adaptação, por setor alvo, e priorizada a implementação de opções e medidas de adaptação setoriais que moderem futuros impactes negativos e ou ajudem a aproveitar oportunidades decorrentes das alterações climáticas
O objetivo deste projeto é conseguir levar ao seu público-alvo conhecimento que motive e fundamente a ação, passando necessariamente pela sensibilização. Pretende-se capacitar para a adaptação, mas também para a ação – mitigação e resiliência.
O projeto assenta num conjunto de atividades a serem desenvolvidas junto do público em geral mas também com um enfoque na comunidade escolar e a relacionada com a atividade florestal. Os programas e as atividades que se apresentam têm como base o trabalho desenvolvido no contexto do ClimaAdapt e que se pretende disseminar e orientar para a população. De referir, neste contexto, a possibilidade e importância de acesso a dados abertos sobre a evolução climática (dados em bruto, sem restrições de utilização e em formatos que podem ser facilmente trabalhados por aplicações informáticas, possibilitando posterior divulgação direcionada ou generalizada.
 
Observatório da Sustentabilidade Energética e Climática
http://climadapta-coruche.irradiare.com/
 
Coruche integra o BEACON, projeto da União Europeia que inclui 34 municípios da Alemanha, Polónia, Portugal, Grécia, República Checa e Roménia.
O Projeto BEACON permite a partilha de experiências dos países envolvidos para planear e implementar medidas de mitigação às alterações climáticas no território de cada município.
Veja o video em baixo para obter mais informações sobre o projeto.