Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coruche (CROACC)

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coruche (CROACC), antigo Canil Municipal de Coruche, foi inaugurado em 2005 e surgiu em substituição das instalações já existentes na zona do Rossio. É um espaço de alojamento provisório de animais com capacidade para 65 canídeos Adultos.
O CROACC é da responsabilidade do Médico Veterinário Municipal e tem como principal objetivo a recolha e alojamento de animais errantes ou abandonados na via pública.
Poderá igualmente recolher animais de companhia entregues pelos próprios detentores, no entanto, esta recolha estará sempre dependente da disponibilidade de espaço para o seu alojamento.
O Canil Municipal de Coruche foi licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coruche (CROACC).
Compete ao CROACC o cumprimento das competências legais em vigor atribuídos aos “Centros de Recolha Oficiais de Animais de Companhia”, bem como a realização das ações de profilaxia médica e sanitária determinadas, pelas autoridades sanitárias competentes.
Os animais chegados ao CROACC podem ser resgatados pelos seus detentores desde que cumpridas as normas de profilaxia médica e sanitárias em vigor e pagas as despesas de manutenção dos mesmos referentes ao período de permanência no Centro de Recolha.
Outro dos objetivos do CROACC é promover a adoção dos animais recolhidos, depois de efetuada a respetiva esterilização/castração e a respetiva profilaxia médica e sanitária, sem qualquer custo para o adotante.

Compete em especial ao CROACC:
- A identificação, captura/recolha, transporte e alojamento de animais errantes ou assilvestrados;
- Quarentena sanitária ou o alojamento resultante de recolhas compulsivas, determinadas pelas autoridades competentes;
- O alojamento de animais provenientes de entregas voluntárias;
- A execução das ações de profilaxia médica e sanitária previstas na Lei;
- Implementação e gestão do programa CED GATOS (Capturar, Esterilizar e Devolver);
- A promoção da adoção de animais;
- Esterilização dos animais recolhidos, decorrido prazo legal (15 dias)

Horário de Funcionamento (apenas a receção está aberta ao público):
De segunda a sexta-feira: das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.
Horário de Visitas:
De segunda a sexta-feira: das 11:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.
Horários diferentes mediante marcação e disponibilidade.

Localização e Contactos
Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coruche (CROACC)
Parque Municipal
Zona Industrial do Monte da Barca