Coruche volta a destacar-se por políticas de apoio às famílias

Foi a 6 de dezembro, em cerimónia que teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu a Coruche a distinção de Autarquia Familiarmente Responsável. O agraciamento, que atesta o bom trabalho realizado pelo Município de Coruche no que respeita ao desenvolvimento de iniciativas promotoras de práticas de proximidade e de medidas sociais que favorecem a qualidade de vida das famílias, foi atribuído a Coruche pelo nono ano consecutivo. A iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas reconhece a Autarquia pelas práticas amigas das famílias e pela qualidade do trabalho integrado e transversal em todas as áreas de intervenção municipal.

Pelo nono ano consecutivo a receber o galardão, a Câmara Municipal de Coruche renovou a Bandeira Verde atribuída pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, que, avaliando as políticas dos municípios portugueses pensadas para as famílias, presta reconhecimento anual às câmaras municipais que investem em políticas de apoio às famílias e que desenvolvem boas práticas de conciliação da vida familiar e laboral. A distinção é atribuída aos municípios com base numa avaliação de 12 áreas sociais, entre as quais o apoio prestado à maternidade e à paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social.

Recorde-se que o Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008 com o objetivo de dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias. Este ano o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável” foi atribuído a 108 municípios que se destacaram pelas políticas amigas das famílias, em particular com três ou mais filhos.

Lista de premiados: