Município distinguido como “Destino Ativo e de Experiências”

O Município de Coruche foi distinguido a 12 de dezembro, em Castro Daire, no XIX Seminário Municípios Amigos do Desporto, da Cidade Social, como “Destino Ativo e de Experiências”. Mais uma distinção que, considerando a oferta turística de Coruche, enaltece o trabalho efetuado na região para incrementar a qualidade de vida dos cidadãos através da implementação de estratégias de intervenção que contribuem para o progresso da comunidade num ambiente de bem-estar e desenvolvimento sustentável.

O reconhecimento do território como “Destino Ativo e de Experiências” manifesta, de acordo com a organização, um «ambiente que oferece uma variedade de atividades e experiências para os visitantes», atendendo a vários requisitos e características-chave como: diversidade de atividades, atrações naturais e culturais, infraestruturas adequadas, promoção e marketing, programação de eventos, atividades de educação e consciencialização, entre outros. A distinção confirma o Turismo de Coruche como fator relevante de valorização do território, em especial se consideradas as sinergias entre as diversas tipologias de turismo.

Enquanto destino ativo e de experiências, Coruche destaca-se pela aplicação de políticas de preservação ambiental, cultural e social, ajudando a promover práticas sustentáveis, valorizando ainda a cultura local, as tradições e a identidade da comunidade. Em traços gerais, são estas as razões pelas quais o Município foi agraciado com o selo “Destino Ativo e de Experiências”. Mais especificamente, Coruche vê reconhecida a Estratégia de Turismo para Coruche 2021-2026 enquanto catalisador das suas valências naturais, mas também os investimentos em infraestruturas e eventos desportivos, bem como a aposta no conceito Capital Mundial da Cortiça e na marca Montado de Sobro e Cortiça.

Pedro Mortágua Soares, coordenador do programa Município Amigo do Desporto, congratulou a Câmara de Coruche pelo «trabalho na candidatura e, acima de tudo, pelas ofertas que nela constam». Também a gestão do desporto em sinergia com o turismo foi aplaudida pelas boas práticas aplicadas, capazes de acrescentar valor ao território, reconhecido por maximizar o potencial do turismo nas suas várias vertentes, garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo, fortalecendo a economia local e proporcionando experiências enriquecedoras para visitantes e residentes locais.

Francisco Oliveira, Presidente da Câmara de Coruche, observa que «a promoção de Coruche enquanto ‘Destino Ativo e de Experiências’ significa que a oferta turística é rica e diversificada, abrangendo o turismo de lazer, cultural, de aventura, gastronómico, religioso, ecológico, entre outros». E se, por um lado, «a diversificação atrai uma variedade maior de visitantes com diferentes interesses, ampliando a base de turistas e minimizando a dependência de um único segmento», por outro lado, acrescenta o autarca, «ao oferecer uma variedade de experiências ao longo do ano, Coruche pode atrair turistas durante a baixa temporada, reduzindo a sazonalidade do turismo».

Tendo como objetivo oferecer experiências memoráveis e autênticas aos visitantes, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável da comunidade, o Turismo de Coruche valoriza ainda a cultura e as tradições locais, fortalecendo o sentimento de pertença entre coruchenses. «Queremos garantir que o turismo contribui para a preservação do património natural e arquitetónico, mas também para a preservação da memória e da identidade, pensando nas gerações futuras», afirma Francisco Oliveira, para quem «o reconhecimento das boas práticas é um estímulo, um desafio e um motivo de orgulho».