Natal mágico em Coruche

Neste Natal a Vila mergulha na atmosfera mágica da programação de atividades lúdicas e culturais para todas as idades promovida pela Câmara Municipal de Coruche até 6 de janeiro. O Jardim 25 de Abril será o epicentro das festividades, acolhendo o mercadinho de Natal, a casa do Pai Natal e o encantador carrossel parisiense, envolvendo iniciativas que se estendem a fins de semana e feriados, prevendo-se momentos de diversão e alegria para toda a família. A Vila recebe a visita do Pai Natal a 2 de dezembro com um cortejo pelas ruas que inclui um momento especialmente animado na Rua de Santarém e, de 18 a 30 de dezembro, o comboio de Natal desmultiplica-se em viagens de sonho pelas ruas de Coruche. Destaque também para o concerto “Vozes de Natal” na Igreja da Misericórdia, a 8 de dezembro, para as sessões de cinema com os filmes "Napoleão" e “Wish” no Auditório do Pavilhão Desportivo e para a Corrida dos Pais Natais a 18 de dezembro. O programa promove ainda uma variedade de ateliers de Natal, animação cultural, pinturas faciais e performances de dança em ambiente festivo. A tudo se soma a campanha No Natal, Comércio Local, que promete aquecer corações, incentivando a aquisição no comércio local.

De 1 de dezembro a 6 de janeiro as ruas de Coruche ganham vida com luminárias deslumbrantes que transportam os visitantes para a atmosfera mágica do Natal. Logo pelas 10 horas de dia 1 estende-se a passadeira vermelha no Jardim 25 de abril para a abertura do Jardim de Natal, onde se encontra o mercadinho, o carrossel e a casa do Pai Natal, visitável de 2 a 23 de dezembro, das 11 às 19 horas, com possibilidade de permanência no trono de Natal para registo fotográfico, não faltando animação, a receção das famigeradas cartas ao Pai Natal e, claro, o próprio Pai Natal.

E se o mercadinho está aberto em datas intercaladas, incluindo fins de semana e feriados, o carrossel parisiense faz as delícias dos mais pequenos de 1 a 24 de dezembro, das 10 às 19 horas aos fins de semana e das 15 às 19 horas nos dias úteis, com o custo de um euro por volta – valor que reverte para associações aderentes. Já o comboio de Natal percorre as ruas de 18 a 30 de dezembro, com horários consultáveis em programação disponível no site da Câmara, também com custo de um euro por volta, revertível para as associações.

A 2 de dezembro, das 10 às 13 horas, chega o Pai Natal para a iniciativa “O Natal dos Brinquedos”, que se estende às ruas da Vila com um momento especial de animação na Rua de Santarém. No mesmo dia, das 11 às 19 horas há ateliers de Natal e Duende dos Balões no Jardim 25 de Abril, bem como animação cultural a partir das 15 horas. A 3 de dezembro soma-se a animação de rua com mascotes natalícias.

No fim de semana de 8 a 10 de dezembro mantém-se toda a programação, mas com algumas novidades. A 8 de dezembro há ateliers de Natal, pinturas faciais e animação cultural no Jardim 25 de Abril, e ainda, às 21 horas, na Igreja da Misericórdia, o concerto de Natal “Vozes de Natal” com a soprano Filipa Lopes e o tenor Sérgio Sousa Martins. A 9 de dezembro a Banda do Carteiro anima as ruas da Vila pela manhã e regressam os ateliers e o Duende dos Balões ao jardim, que terá animação cultural de manhã e à tarde. O dia 9 encerra com a projeção do filme “Napoleão” no Auditório do Pavilhão Desportivo.

No fim de semana seguinte o jardim recebe performances de dança, uma aula aberta de zumba, ateliers de Natal e, de novo, o Duende dos Balões, mas há mais novidades. A 16 de dezembro a Banda à Solta segue a animar as ruas de Coruche pela manhã e, a partir das 11 horas, o grupo de teatro Muzumbos dinamiza a Hora do Conto com “Histórias Natalícias e Outras Delícias” no Jardim 25 de Abril. Seguem-se, a 17 de dezembro, mais ateliers e pinturas faciais, e, às 15 e às 18 horas, sessão dupla de cinema com o filme “Wish”, da Disney, no Auditório do Pavilhão Desportivo. A Corrida dos Pais Natais acontece às 10 horas de 18 de dezembro, organizada pelo Município e pelo Agrupamento de Escolas de Coruche.

A programação culmina a 23 de dezembro, dia que se inicia com animação itinerante pelo grupo Charanga Os Batatas e que encerra com um concerto de Natal da Sociedade de Instrução Coruchense, às 16 horas no Pavilhão Multiusos. No entanto, o encerramento oficial das festividades ocorre no dia 13 de janeiro de 2024 com o aguardado sorteio da campanha No Natal, Comércio Local, a decorrer na Galeria do Mercado Municipal pelas 11 horas. Recorde-se que a campanha soma 30 prémios no valor total de seis mil euros, um dos quais ascende a mil euros. São, portanto, muitas as razões para visitar Coruche na época natalícia.

Fazer descarga de anexos: