Reconhecimento da “Tiragem da Cortiça” como Património Cultural Imaterial comemorado a 29 de novembro

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe a 29 de novembro uma sessão de comemoração pelo reconhecimento da tiragem da cortiça, inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 29 de novembro de 2021. A sessão de abertura estará a cargo de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e Rita Bonacho, Presidente da Associação de Produtores Florestais (APFC).

Segue-se o visionamento do filme “O Cantar da Cortiça”, realizado por Tânia Prates, e uma mesa redonda vinculada ao tema “Gestão Sustentável dos Montados: A importância das boas práticas na tiragem da cortiça para a sua salvaguarda”, com representantes da APFC, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Mais tarde, a partir das 10h45, será descerrada uma placa comemorativa da inscrição da tiragem e, na Herdade de Concelhos e Concelhinhos, terá lugar uma ação de plantação de sobreiros. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até 27 de novembro.

Recorde-se que o projeto de inscrição da manifestação “Tiragem da cortiça no concelho de Coruche” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (www.matrizpci.dgpc.pt), surgida no âmbito do projeto âncora “Estrutura de coordenação e gestão da parceria da EEC Provere O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020”, foi remetido à Direção-Geral do Património Cultural a 13 de Junho de 2018 e, após período de consulta pública que terminou a 15 de outubro de 2021, viu a sua aprovação concluída com sucesso a 29 de novembro de 2021.