Semana da Igualdade com programa alargado de 17 a 31 de outubro

A Câmara Municipal de Coruche integra mais uma vez a agenda nacional de iniciativas do Dia Municipal para a Igualdade, assinalando-o com um programa próprio que, organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), decorre de 17 a 31 de outubro, período ao longo do qual está patente nas Piscinas Municipais a exposição da APAV “Dar Voz ao Silêncio”. Já de 20 a 31 de outubro é divulgada a campanha #EndGenderStereotypes, sensibilizando para o papel que os estereótipos de género desempenham na sociedade. A 20 de outubro acontece via página Facebook da associação Animar o webinar “(Des)Igualdades nos Territórios” e, de 23 a 27 de outubro, é lançada uma campanha online de promoção dos “Desafios da Igualdade de Género”, produzida por alunos da Escola Secundária de Coruche. A 25 de outubro acontece o debate “ Vozes com Rostos da Igualdade”, organizado pela Rádio Real (EB 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche), e, no dia 26, alunos da Escola Secundária de Coruche com o 3.º CEB proporcionam o momento de dança coreografada “Na Igualdade Todos os Passos Contam”. Já a 27 de Outubro a Animar promove o webinar “Agro-Tertúlia - O papel da Mulher na Agricultura”. Por fim, de 27 a 31 de outubro, a Escola Profissional de Coruche recebe o mural “A Igualdade de Género é ...”, que convida os visitantes a deixarem testemunhos e mensagens criativas no painel, constituindo-se um quadro de expressão livre e questionamento sobre o tema de fundo. Ao longo de todo o programa são ainda entregues kits literários sobre o tema da igualdade de género junto das bibliotecas escolares.

O programa de Coruche para a Semana da Igualdade iniciou-se a 17 de outubro com a exposição da APAV “Dar Voz ao Silêncio”, que, patente nas Piscinas Municipais, expõe uma seleção de cartazes impactantes das campanhas da APAV, muitos dos quais partilhados pela comunicação do Município. Segue-se a divulgação da campanha online #EndGenderStereotypes – quatro momentos que, até 31 de outubro, visam sensibilizar para o papel que os estereótipos de género desempenham na sociedade. A campanha mostra-nos como os estereótipos de género limitam a nossa capacidade e as nossas aspirações ao escolher um campo de estudo ou formação, seguir uma carreira profissional e fazer escolhas simples na vida, como optar por um passatempo. Profundamente enraizados na nossa cultura, os estereótipos são a causa principal das desigualdades de género, afetando, muitas vezes de modo inconsciente, mulheres e homens.

Após o webinar “(Des)Igualdades nos Territórios”, promovido a 20 de outubro na página Facebook da associação Animar, de 23 a 27 de outubro é lançada a campanha online de promoção dos “Desafios da Igualdade de Género”, produzida por alunos de 12.º ano da Escola Secundária de Coruche em reflexão sobre o tema, lembrando-nos que todos temos identidades diferentes e que, nas suas intersecções, todos podemos enfrentar experiências únicas de discriminação. A 25 de outubro acontece o debate “ Vozes com Rostos da Igualdade - História das Duas Marias (de ontem, de hoje e de amanhã)”, organizado pela Rádio Real (EB 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche), e, no dia 26, pelas 10h15, alunos da Escola Secundária de Coruche e de 3.º CEB proporcionam o momento de dança coreografada “Na Igualdade Todos os Passos Contam” ao som de John Lennon, estando previstos momentos de reflexão sobre situações de desigualdade de que foram vítimas. Já a 27 de Outubro a Animar promove o webinar “Agro-Tertúlia - O papel da Mulher na Agricultura”. Por fim, de 27 a 31 de outubro a Escola Profissional de Coruche recebe o mural “A Igualdade de Género é ...”, que convida os visitantes a deixarem testemunhos e mensagens criativas, lembrando-nos que os estereótipos de género limitam a liberdade de todos, sendo por isso tão premente questioná-los.

A efeméride, criada no enquadramento do IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013), foi subscrita pela Câmara Municipal de Coruche, que aderiu à Carta Europeia para a Igualdade entre Homens e Mulheres em 2016 e, em 2017, aprovou um Protocolo de Colaboração com a CIG, cujo objetivo visa sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género. Nessa sequência, a Câmara de Coruche desenvolveu o projeto “Pontes para a Igualdade – Cidadania Participada, Igualdade Alcançada” como veículo de interação e exemplo de implementação da Estratégia Europeia para o Emprego e Crescimento Inteligente. Na génese do programa está a importância da igualdade de género - uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, para que homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações.

Recorde-se que o dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, é celebrado desde 2010 por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português. Sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento”, organizações da sociedade civil e entidades públicas de diferentes pontos do País realizam, durante o mês de outubro, centenas de iniciativas presenciais e online por todo o território continental e ilhas. Nesse sentido, o Município de Coruche assume o compromisso de afirmar-se como motor da mudança, de forma a contribuir para eliminar a persistência e a reprodução das desigualdades, tornando a sociedade mais justa, inclusiva e democrática, e atuando em duas vertentes fundamentais deste processo de transformação – interna e externa –, ou seja, para os seus trabalhadores e para os seus munícipes.

Para mais informações deve consultar-se a página oficial do Dia Municipal para a Igualdade, onde se encontra a agenda nacional de todas as atividades.