Coros & Criação Contemporânea em Coruche a 8 de outubro

A Igreja de São João Batista, em Coruche, recebe a 8 de outubro, pelas 21 horas, o concerto de entrada livre do projeto Coros & Criação Contemporânea, que resulta do trabalho do maestro e compositor Nuno Costa com coros e cantores de música coral oriundos de quatro municípios da Lezíria do Tejo: Coruche, Cartaxo, Rio Maior e Alpiarça. Desenvolvido no âmbito da programação em Rede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), o concerto redunda de uma ação de capacitação/formação cujos ensaios decorreram na Igreja da Misericórdia, em Santarém, numa abordagem contemporânea de canto coral levada a cabo por um coro único constituído por participantes dos quatro municípios. O projeto Coros & Criação Contemporânea tem apoio de União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

A peça coral baseia-se no texto sacro “In principio erat Verbum” (No princípio era o Verbo), do qual se retiram as várias sonoridades amplificadas pela massa coral. Esta apresentação tem como objetivo central colocar os cantores numa circunstância incomum e num contexto inabitual para executar e ouvir música coral. Através de células aparentemente simples, a construção de uma complexidade rítmica, tímbrica e harmónica é a constante que desafia e que simultaneamente abre portas a um mundo diverso, também ele construído de beleza e empenho, que aponta diferentes possibilidades na perceção e na interpretação do universo que nos rodeia.

O maestro Nuno Costa, que dirige o coro, fez os seus estudos de Composição em Portugal, Bélgica, Itália e Suíça, tendo já obtido os Diplomas da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto, do Conservatório Real de Antuérpia, da Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, e prossegue os estudos em música eletrónica na Escola Superior de Música de Genebra, sendo também doutorando na Universidade do Minho. O maestro tem obras escritas para diversos complexos instrumentais, sendo as mesmas apresentadas em diversas salas nacionais e internacionais.