Ciclo de Cinema de Abril: os filmes que Abril abriu

A Câmara Municipal de Coruche promove, no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Ciclo de Cinema de Abril, que se realiza de 16 de março a 10 de maio no Auditório Municipal de Coruche. Três filmes e quatro curtas abordam temas que são íntimos à Revolução de Abril e ao processo revolucionário, político e social que se seguiu. O momento é de evocação, aprendizagem, partilha, reflexão e ação, marcando a passagem de testemunho entre gerações e estimulando a consciência coletiva para a cidadania e para a construção dos próximos 50 anos de Democracia. Porque a Liberdade está a passar por Coruche.

Agenda do Ciclo de Cinema de Abril em Coruche

16 de março, 21 horas - "Cartas da Guerra" (2016):

1971. António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português para servir como médico numa das piores zonas da Guerra Colonial - o Leste de Angola. Longe de tudo o que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver. Baseado no romance de António Lobo Antunes, o filme, realizado por Ivo M. Ferreira, reúne um conjunto de cartas do jovem soldado, médico e aspirante a escritor que foram enviadas para a sua esposa entre os anos de 1971 e 1973, durante a Guerra Colonial.

21 de abril, 15 horas - "Revolução (sem) Sangue" (2024):

Realizado por Rui Pedro Sousa, “Revolução (sem) Sangue” é um filme inspirado em factos que ocorreram antes de 25 de abril de 1974, retratando as vidas, sonhos e desafios de quatro corajosos jovens em momentos cruciais. Um golpe militar abalou o governo, instigando a população a permanecer em casa, mas a sede de liberdade levou-os às ruas, unindo-se à multidão na busca por um futuro mais luminoso. Com origens e motivações diversas, os destinos dos quatro rapazes entrelaçam-se fatidicamente no emblemático 25 de Abril, que não apenas marcou o curso da nação, mas selou o destino prematuro das suas vidas.

27 de abril, 21h30 – Quatro curtas exibidas em parceira com a associação Waves of Youth: “How to Be a Candid Woman”, “Cura”, “Calcanhar de Aljube” e “Aclarar”.

10 de maio, 21 horas – “Prazer, Camaradas” (2019):

“Prazer, Camaradas”, realizado por José Filipe Costa, desenvolve-se em quadros improvisados, com atores não profissionais, confrontando as ideias e os comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade. Em 1975, Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal. Como muitos outros, vêm ajudar nas atividades rurais e pecuárias, dar consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostrar filmes de educação sexual e participar nos bailes tradicionais. Trazem muitas perguntas, mas os “camaradas do sul” têm mais interrogações do que respostas. Querem saber quem são, como tratam mulheres e crianças, como convivem e amam.