"Um dia na Assembleia Municipal" com alunos da Escola Profissional de Coruche

Três turmas de 12.º ano dos cursos de Gestão, Turismo e Manutenção Industrial/Electromecânica da Escola Profissional de Coruche estiveram ontem e hoje nos Paços do Concelho no âmbito da iniciativa de educação para a cidadania “Um dia na Assembleia Municipal”, que, partindo da Assembleia Municipal de Coruche, visa incentivar a participação dos jovens e fortalecer a democracia local. Os alunos ocuparam por um dia as posições de deputados municipais e conheceram a casa da democracia no Concelho e o órgão deliberativo que desempenha o papel de fiscalização do executivo municipal.

Recebidos por Berta Lopes, presidente da Assembleia Municipal de Coruche, e restante Mesa da Assembleia, os 43 alunos foram mais do que meros espetadores em reuniões que, com início às 10 horas, tiveram ordens de trabalhos próprias. Na presença de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, e de deputados municipais, foram abordados temas como a natureza, a composição, o funcionamento e as competências da Assembleia Municipal, bem como a composição e as competências da Câmara Municipal, a que se seguiram questões colocadas pelos alunos e devidos esclarecimentos.

Berta Lopes sublinhou a importância da «aproximação do poder local à comunidade educativa», crendo que a iniciativa valoriza e fortalece a democracia, formando e envolvendo os jovens nas dinâmicas do sistema político quanto à forma como este se dirige na prossecução do interesse coletivo.