Arruada aberta à comunidade desagua na Praça da Liberdade

O projeto Arruar, dirigido por Tiago Sami Pereira, que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento da percussão tradicional portuguesa, acontece em Coruche no próximo dia 11 de dezembro em plena programação de Natal. A iniciativa, aberta a toda a população, pretende reunir num momento único de criação coletiva toda a comunidade numa celebração de «fusão de memórias com manifestações da atualidade». Os ensaios, em formato de workshop, têm início às 14 horas no Núcleo Rural de Coruche e culminam às 18 horas em arruada que irá partir do Núcleo Rural rumo à Praça da Liberdade.

A iniciativa convida toda a população a participar num projeto que promove a «junção de vozes e instrumentos que saem à rua». De acordo com a organização, trata-se de um «projeto de envolvimento comunitário com a finalidade de criar um reportório original, fruto de um processo de criação coletiva, com o objetivo de juntar diferentes personalidades e identidades, numa celebração conjunta de fusão de memórias com manifestações da atualidade». A arruada, que será composta por diferentes associações e coletividades, mas também por participantes individuais, terá por base «uma narrativa cénica que refletirá um ato de união expressivo e sonoro».

O projeto Arruar, que integra a Programação em Rede da Lezíria do Tejo, resulta de candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em colaboração com os 11 municípios da Lezíria e é financiado por Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia. Reforçamos que os ensaios e a preparação do evento terão lugar no Núcleo Rural de Coruche entre as 14 e as 18 horas. Se tem gosto por música, canto e por novas experiências, o projeto Arruar é para si!