Dia Internacional dos Museus

Hoje é o Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para os museus de todo o mundo, tendo a sua celebração tido início em 1977 por iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus. O Dia Internacional dos Museus marca também a fundação da Rede de Museus da Lezíria do Tejo (RMLT), criada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), dando corpo à vontade dos Municípios da região de alargar o trabalho conjunto à Cultura, na esteira de outros projetos em desenvolvimento nesta área.

Assim, a RMLT apresenta-se como solução de racionalização de recursos humanos, financeiros e espaciais, de que as redes intermunicipais são exemplo inspirador, e o seu programa estratégico passa pela concretização de um conjunto de ações, tais como: programação de atividades comuns; gestão conjunta da agenda de programação; sistema de bilhética integrado; plano de sinalética; estudo de públicos; criação de uma marca/identidade; plano de comunicação (site, folhetos, publicidade nacional e internacional, roteiro digital); visitas guiadas temáticas e formação de profissionais.

A RMLT tem como missão potenciar as relações entre os museus e as pessoas, alavancando a identidade e a coesão territorial numa perspetiva do desenvolvimento sustentado dos territórios e tendo como visão a partilha da ideia de que é possível construir uma estrutura de cooperação e apoio entre os museus, que contribua para afirmá-los como instituições permanentes e viáveis, espaços participativos, inclusivos e transparentes, de aprendizagem ativa, cidadania, identidade e memória.

Os objetivos passam por contribuir para a qualificação das estruturas museológicas; partilhar recursos e estimular parcerias; promover o desenvolvimento e a coesão do território; comunicar em rede e potenciar a participação dos Públicos e a Mediação. Para já, a Rede de Museus da Lezíria do Tejo inclui os Museus do foro Municipal, mas está aberta à integração/participação de outros museus do território, mediante aceitação da carta de princípios, estabelecida no respeito pelos princípios da política museológica (n.ºs 1 e 2 do Art.º 2º da Lei n.º 47/2004 de 19 de agosto).

Segundo o ICOM, o tema desta edição do Dia Internacional dos Museus é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, num convite aos museus, aos seus profissionais e às comunidades para que criem, imaginem e partilhem novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que estão por vir. Recorde-se que, em 2014, cerca de 35 mil museus de 100 países de todos os continentes participaram nas comemorações desta data.