Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 932

Coruche assinala Dia Internacional da Juventude

12 de Agosto foi decretado, pelas Nações Unidas, Dia Internacional da Juventude. Para assinalar a data a Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema para 2020 o “Compromisso Jovem para a Ação Global", com o objetivo de promover o envolvimento dos jovens na construção da sustentabilidade ambiental, integrando as suas ações em iniciativas práticas que refletissem os seus esforços para enfrentar os atuais desafios da humanidade, nomeadamente no que concerne ao Ambiente.
Nesse sentido o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ),  promoveu ações de limpeza nas praias costeiras e fluviais, através das suas delegações regionais,  sensibilizando a juventude para a importância da recolha de lixo nas praias.
Alinhados com esse compromisso e objetivo, as associações locais Búzios e Jovens Dinâmicos de Coruche com o apoio da Autarquia, realizaram, no dia 12 de agosto, pelas 09.30h, uma ação de limpeza do Rio Sorraia com remoção de jacintos, alertando para a necessidade de preservar aquela importante linha de água e respetivas margens, de pragas e lixo que colocam em causa a sua biodiversidade. A responsabilidade social e o dever cívico motivaram estes jovens Coruchenses a dar o exemplo de zelo pelo património natural do Concelho, contribuindo através desta ação de sensibilização ambiental para a proteção do nosso Rio Sorraia.
Também nesse dia, o Município promoveu entradas livres nas Piscinas Municipais, para residentes no Concelho, para todas as crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, desde que acompanhados por um adulto, e para jovens entre os 11 e os 29 anos, inclusive, mediante apresentação do Cartão do Cidadão.
As comemorações do Dia Internacional da Juventude, em Coruche, culminam no dia 17 de agosto, pelas 18.00h com a realização de um concerto itinerante pelas ruas de Coruche, com os Kamandro, iniciativa levada a cabo pela Associação Jovens Dinâmicos de Coruche.