Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 932

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo "Uma festa diferente, a mesma devoção"

Caros Coruchenses,
Hoje estaríamos a inaugurar mais uma edição das tradicionais Festas em Honra da Nossa Senhora do Castelo, mas vivemos na pele uma pandemia que nos obrigou a mudar hábitos, a reformular serviços, a cancelar atividades de natureza cultural e desportiva, a manter distanciamento físico e social, levando inclusive ao cancelamento das nossas festas, não permitindo aquele momento de encontro e reencontro entre todos os coruchenses.
Por acreditarmos que as nossas festas não poderão ser esquecidas, iremos relembrar através de meios alternativos disponíveis, o fogo de artifício, a Procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo, o Cortejo Histórico e Etnográfico no dia do Município, dedicado também ao Campino, as tertúlias, as largadas, o toiro à corda e as corridas de toiros.
Todos os coruchenses e visitantes, que por estes dias vão estar em Coruche, poderão recordar a nossa grandiosa festa, desde a componente religiosa à profana, através de um percurso expositivo que percorre o habitual circuito do cortejo histórico e etnográfico, eternizando os seus momentos altos.
Para os nossos emigrantes e amigos da festa, que por força da pandemia, ficaram nas suas terras de acolhimento, disponibilizamos através do site https://www.visitcoruche.com/relembrarafesta, uma visita digital a este percurso fotográfico, tentando ficar mais próximos daqueles que amam a sua terra e que certamente estariam connosco por estes dias. Ao longo destes 5 dias, através das redes sociais, também iremos recordar e celebrar os principais momentos das festas em honra da nossa padroeira.
Saliento o esforço e dedicação da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, ao percorrer o concelho com a imagem de Nossa Senhora do Castelo, a qual tem sido recebida com enorme fé e devoção por todos, num momento particularmente difícil e atípico. Felicito a Associação Nossa Praça pela ousadia e capacidade organizativa de duas corridas de toiros, em prol do mundo rural e da tradição, dando cumprimento a todas as recomendações da Direção Geral da Saúde para este tipo de atividades.
À Comissão de Festas de Coruche deixo uma palavra de alento e encorajadora para que no próximo ano nos possam proporcionar as tradicionais festas, com grandes momentos de convívio, alegria e amizade.
Um agradecimento especial a todos os trabalhadores do Município, pelo seu empenho e dedicação, que conseguiram com o esforço do seu trabalho tornar a nossa vila ainda mais bonita.
Sendo “uma festa diferente” deixo a todos os Coruchenses uma palavra de reconforto e esperança, que vivam este período com sentido de responsabilidade e que com a “mesma devoção”, conto que para o próximo ano nos possamos reencontrar e viver na máxima plenitude as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.
Um abraço fraterno!

O Presidente da Câmara