“Miúdos em Ação, Ambiente em Proteção”: Semana Verde em Coruche

A Semana Verde, iniciada a 16 de março com o Mini-Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde, decorre em Coruche até 25 de março de 2024, mas com atividades pontuais que se estendem a 10 de maio com o “Peddy Digital Ecológico”, promovido pela Escola Profissional de Coruche. Subordinada ao tema “Miúdos em Ação, Ambiente em Proteção”, a semana apresenta programação muito diversificada, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa e o público em geral para as questões da sustentabilidade ambiental. Além de sessões da Hora do Conto com a história “A Joaninha Salva as Abelhas” nas creches e jardins de infância municipais, no Lar de São José e no Ninho dos Corujinhas, ao longo da semana ali acontecem também as ações de hastear da Bandeira Eco-Escolas e os “Ateliers para a Consciência Ambiental: Zero Waste Lab”, que incluem sessões de teatro de marionetas da peça “O Rei dos Mares Anda Intrigado” e o workshop “Faz o teu gel duche e personaliza a embalagem”. Também em destaque, uma ação de plantação de árvores com as crianças do Núcleo Escolar da Erra, a Hora do Planeta e, por fim, a Eco-Caminhada.

Motivando a população do Concelho a tornar-se ecologicamente mais consciente, a Semana Verde arranca a 16 de março, Dia Nacional de Consciencialização sobre as Mudanças Climáticas, com o Mini-Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde – uma prova de superação de mini-obstáculos em família ao longo de cerca de 1.500 metros de diversão total. Por toda a semana decorre o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas nas creches municipais, jardins de infância e escolas do Concelho distinguidas pela Associação Bandeira Azul pela Europa, do Programa Europeu de Educação Ambiental, pelo cumprimento dos objetivos europeus traçados, exceção feita ao hastear na Escola Secundária de Coruche, que ocorre apenas a 10 de abril.

Durante a semana estão ainda previstas várias atividades e workshops destinados à comunidade educativa com parceiros e entidades que irão colaborar em atividades e ações de sensibilização ambiental. Assim, de 18 a 22 de março todos os dias se realizam os “Ateliers para a Consciência Ambiental: Zero Waste Lab”, reunindo @s alun@s de jardins de infância e escolas básicas municipais de Coruche para um programa dentro do programa, que integra a peça de teatro de marionetas “O Rei dos Mares Anda Intrigado” e o workshop “Faz o teu gel duche e personaliza a embalagem”.

Já a Biblioteca Municipal promove, de 18 a 22 de março, nas creches e jardins de infância de Quinta do Lago, Santo Antonino, Azervadinha, Ninho dos Corujinhas e Lar de São José, sessões de animação de leitura do livro “A Joaninha Salva as Abelhas”, de Catherine Jacob, dinamizadas por Andreia Reis e Ângela Galvão – um livro maravilhosamente ilustrado com cores vivas, cheio de pormenores e factos incríveis sobre insetos, que nos mostra que uma criança pode fazer a diferença. A 21 de março, Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial das Florestas, avança na EBI JI do Couço o projeto AmbientAÇÃO, dirigido aos alunos de 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, dinamizado pela Betweien, empresa de desenvolvimento de projetos inovadores na área da educação. A Betweien convida o músico e engenheiro florestal Filipe Pinto para uma ação de capacitação que visa suscitar a reflexão crítica e a partilha de experiências e estratégias para preservação do ambiente e promoção da sustentabilidade.

A 22 de março, Dia Mundial da Água, a manhã é dedicada na Herdade dos Concelhos à plantação de árvores com as crianças do Núcleo Escolar da Erra e, a 23 de março, o Município associa-se mais uma vez à organização global de conservação de natureza World Wide Fund For Nature (WWF) e à iniciativa internacional Hora do Planeta, assumindo o compromisso de desligar as luzes do Parque do Sorraia, maior parque urbano da Vila, entre as 20h30 e as 21h30 de 23 de março de 2024. A semana de iniciativas termina a 25 de março com a Eco-Caminhada, uma marcha junto ao rio Sorraia com @s menin@s dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Coruche, das creches municipais, do Lar de São José e do Ninho dos Corujinhas. Por fim, o programa completa-se a 10 de maio com a atividade “Peddy Digital Ecológico”, promovida pela Escola Profissional de Coruche (EPC), que levanta questões relacionadas com o meio ambiente e a reciclagem no âmbito das ações de cidadania e no domínio de autonomia curricular da EPC.