Film Club traz ciclo de conversas sobre cinema a Coruche

Ao longo de 2024, a Câmara Municipal de Coruche promove, em parceria com a associação Waves of Youth, a programação de cinema Film Club no Auditório Municipal de Coruche, propiciando experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário. O programa, inserido num ciclo de conversas e workshops temáticos, soma 10 sessões de 90 minutos e prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos. As sessões, que se iniciam já a 26 de janeiro, decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o Film Club em Coruche durante o ano inteiro.

Inicia-se já a 26 de janeiro, pelas 21h30, a primeira de 10 sessões de cinema do Film Club Waves of Youth no Auditório Municipal de Coruche. O documentário em estreia “Onde Vamos Agora” (2023), da realizadora Janine Gonçalves, e as curtas de ficção “A Eternidade e Uma Noite” (2020), de Tomás Barão da Cunha, e “Às Vezes os Dias, às Vezes a Vida” (2022), também de Janine Gonçalves, são as obras de abertura. A programação, que proporciona uma oportunidade única para conhecer e explorar o processo criativo por trás das obras audiovisuais, bem como fomentar a troca de ideias sobre a impactante experiência de cinema em sala, procura atrair e educar novos públicos, oferecendo um programa diversificado e meticulosamente preparado para cada sessão, mês a mês, propiciando a reflexão sobre o mundo, um tópico de cada vez.

A partir de fevereiro estão previstas sessões subordinadas à mostra de filmes temáticos. Refira-se que cada sessão irá ser gravada no âmbito do podcast da associação Waves of Youth, disponível na plataforma Spotify. A associação, que não se assume como cineclube, pretende, no entanto, fomentar o espírito de clube de cinema, contribuindo para a formação de públicos.