Dia Mundial do Turismo | Informação turística Smart & Inclusive no Concelho

Hoje, Dia Mundial do Turismo, informamos que estão a ser instaladas 15 placas referenciais de património cultural em pontos de interesse selecionados no Concelho. As placas evidenciam e contextualizam o património tendo em vista a comunidade local e a visitação turística. Dotadas de elementos informativos pertinentes e individualizados, acessíveis a diversas tipologias de potenciais utilizadores (como é o caso de cegos e amblíopes), as placas apresentam conteúdos em português, inglês e braille em alto relevo.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Coruche está sensibilizada para a urgência da adaptação dos espaços de património, museológicos e culturais à realidade de pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência, procurando melhorar as acessibilidades, quer físicas, quer de interpretação, com vista a potenciar a fruição do visitante e criar espaços para todos.

A sinalética Smart & Inclusive promove o património cultural e turístico de Coruche, contendo pequenas introduções aos locais e QR Codes que dão acesso imediato aos conteúdos em aplicação móvel e em diversos formatos. A instalação destas placas visa contribuir para o desenvolvimento turístico no Concelho, enquanto destino turístico sustentável, inteligente e inclusivo, o que, deseja-se, resultará em impactos económicos, sociais e ambientais positivos.

Isto acontece em plena celebração do Dia Mundial do Turismo, levada a cabo pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas em Bali, na Indonésia, sob o tema “Rethinking Tourism” (Repensar o Turismo). Recorde-se que o Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 1980 no dia 27 de setembro, escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global.

Locais de instalação:

• Pelourinho de Coruche
• Ponte da Coroa
• Igreja de Santo António
• Igreja de São Pedro
• Igreja de São João Batista
• Igreja da Misericórdia
• Ermida de Nossa Senhora do Castelo
• Igreja de Santa Justa
• Igreja de São José da Lamarosa
• Igreja de Santa Ana
• Igreja de São Mateus
• A Fonte de 1884
• Praça da Liberdade
• Rio Sorraia
• Praça de Toiros de Coruche

Este projeto teve financiamento de Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia.