Candidaturas abertas ao Programa Casas com Gente – Áreas de Reabilitação Urbana

Encontram-se abertas em 2022 as candidaturas ao Programa Casas com Gente, que incentiva ao arrendamento ou à aquisição de imóveis habitacionais nas Áreas de Reabilitação Urbana de Coruche como forma de renovação e recuperação de áreas degradadas. No valor total de 64.800 euros, a verba disponível vem apoiar, ao longo de 12 meses, mais 28 arrendamentos e oito aquisições de habitações pelo valor máximo de 150 euros mensais por agregado. Os interessados que, há menos de um ano, arrendaram ou adquiriram habitação nas Áreas de Reabilitação Urbana, ou que pretendam fazê-lo, podem dirigir-se ao Balcão Único, sito no Edifício dos Paços do Concelho, à Delegação da Câmara no Couço (mediante marcação prévia) ou enviar candidatura para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 28 de fevereiro de 2022.

Considerando a situação de famílias com reduzida capacidade financeira e de estratos sociais desfavorecidos, bem como os elevados prejuízos sociais que resultam da conjuntura provocada pela pandemia, designadamente o aumento dos níveis de pobreza e de endividamento, a Câmara Municipal de Coruche reitera a continuada implementação de medidas e de programas de apoio a agregados familiares do Concelho. Nesse sentido, o Programa Casas com Gente incentiva ao arrendamento ou à aquisição de imóveis habitacionais no centro histórico da Vila como forma de renovação e recuperação de áreas degradadas.

Conforme previsto no artigo 11.º do regulamento do programa, disponível no site da Câmara Municipal de Coruche, as candidaturas ao programa cingem-se às Áreas de Reabilitação Urbana: Centro Histórico da Vila de Coruche; Bairro Alegre; Avenida do Castelo; Avenida do Sorraia; Bairro Novo; Rua 5 de Outubro; Santo Antonino Norte; Vila do Couço e Vila Nova da Erra. Neste círculo, podem ser beneficiários do programa os arrendatários detentores de contrato de arrendamento válido de imóveis habitacionais destinados a habitação própria permanente no centro histórico da Vila.
Pode ainda ser beneficiário quem adquiriu há menos de um ano relativamente à data da candidatura (ou pretende adquirir) um imóvel no centro histórico.

Os contratos são renováveis até ao máximo de cinco anos, ao passo que as candidaturas apresentadas serão ordenadas mediante os seguintes critérios:
- Agregados familiares cuja habitação tenha sido reabilitada três anos antes da apresentação da candidatura;
- Agregados em que os dois elementos trabalhem na área do Município de Coruche;
- Agregados em que um dos elementos trabalhe na área do Município de Coruche;
- Agregados com maior número de elementos;
- Agregados com média de idades inferior a 30 anos;
- Agregados com mais baixo rendimento per capita.

Desde a sua génese, o Programa Casas com Gente já apoiou 95 famílias. Com o intuito de impulsionar a fixação de novos agregados familiares nas áreas de reabilitação urbana, a Autarquia atua também assim na prevenção e na resolução de problemas de exclusão social e pobreza. Para mais informações, consulte-se o site da Câmara Municipal de Coruche e o edital “Programa Casas com Gente – Áreas de Reabilitação Urbana”.

+info:
. https://www.cm-coruche.pt/noticias_impt1/item/3160-programas-municipais-de-apoio-social
. https://www.cm-coruche.pt/atividade-municipal/acao-social/habitacao