Nova estratégia para o Turismo de Coruche coloca comunidade no centro de atuação

O Município de Coruche apresentou no dia 9 de novembro a sua nova Estratégia para o Turismo 2021/2026 – Diferenciar Coruche em sessão pública que decorreu no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e que contou com a presença de Pedro Pires Dias, vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A Estratégia Diferenciar Coruche, apresentada pela equipa consultora do IPDT – Turismo e Consultoria que coordenou o projeto, teve como ponto de partida a preparação do destino para os novos desafios pós-pandemia, de forma a potenciar os recursos existentes no território e assegurar que o destino se desenvolve de forma sustentável; estrutura e cria produto turístico; atrai investimento; comunica de forma consequente e envolve sempre a comunidade nos processos de decisão.

O documento estratégico propõe que o turismo contribua ativamente para o desenvolvimento territorial, com impactos efetivos a nível económico, social, cultural e ambiental, tais como aumentar o volume de negócios das empresas locais e a oferta de emprego; fixar e atrair novos residentes; potenciar a notoriedade das tradições coruchenses; preservar os ambientes naturais do território, entre outros efeitos identificados.

O Município pretende ainda que o sucesso do turismo seja medido pelo impacto positivo percebido pela comunidade local e pelos agentes turísticos, definindo, para o efeito, metas que focam o nível de satisfação e a opinião de residentes e empresários.

Diferenciar Coruche é um objetivo assumido pelo Município, que irá apostar em 12 ativos estratégicos pelos quais o destino apresenta características diferenciadoras e competitivas no mercado, de forma a criar uma experiência exclusiva para todos os que visitam Coruche, nomeadamente:

• A maior área de Montado de Sobro em Portugal;

• Uma paisagem marcada pela agricultura e pela presença da vida animal;

• Um rio com História e contemporaneidade;

• Pistas de pesca de referência internacional;

• Uma das mais extensas redes de percursos de Gravel em Portugal;

• Atividade privada de animação turística de alto valor acrescentado;

• Percursos pedestres que combinam paisagem e cultura;

• Uma herança tauromáquica de elevada riqueza;

• Localidades vivas com História, património e tradições preservadas;

• Gastronomia tradicional e vinhos com toque pessoal;

• Eventos que marcam a agenda regional/nacional;

• Infraestruturas de receção para autocaravanistas.

Segundo Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal, «a Estratégia Diferenciar Coruche é um marco importante para o Município, que irá estruturar o trabalho a desenvolver pelos setores público e privado nos próximos cinco anos». O autarca sustenta ainda que «será a cooperação de todos, a visão inovadora e o espírito empreendedor que irão marcar a diferença e tornar o destino mais diferenciado e competitivo».

A Estratégia para o Turismo 2021-2026 – Diferenciar Coruche está disponível para consulta em: www.visitcoruche.com/diferenciar-coruche.

Fazer descarga de anexos: