06.03.2024 9:00 am - 06.21.2024 12:30 pm

Exposição do Brinquedo

Descrição

A CPCJ de Coruche em parceria com ao Museu do Brinquedo de Seia e Câmara Municipal de Coruche, no âmbito do Dia da Criança, organizaram a Exposição do Brinquedo que vai ser inaugurada no dia 3 de Junho de 2024 às 10:00 h, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche, e pode ser visitada até 21 de junho de 2024 entre as 9:00 e o 12:30.

A Exposição Itinerante “ Tempo de Brincar” mostra o mundo maravilhoso do brinquedo e tudo aquilo que ele significa, permite reavivar recordações de infância e ajuda a compreender melhor a evolução das diferentes épocas, muitas vezes refletidas nos brinquedos. Estes, representam uma parte do nosso passado porque todos nós jogámos e brincámos quando éramos crianças.

Onde quer que exista uma criança existe um brinquedo, muitas vezes, até, criado pela sua imaginação, por isso, a origem do brinquedo perde-se nas profundezas do tempo e poderemos, talvez, dizer que o primeiro brinquedo nasceu com a primeira criança, quaisquer que tenham sido a latitude e longitude em que essa criança nasceu.

O brinquedo é universal, distinguindo-se tão somente pelas características que ligam às diferentes culturas. Ele assume a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribuiu, ou seja, dependo do lugar e da época, os brinquedos assumem significados diferentes e, desta forma, a criança torna-se um agente transmissor de cultura, na medida em que leva os seus jogos e brinquedos para onde que que vá

Brincar e jogar sempre fizeram parte da vida da criança ajudando-a a descobrir o que a rodeia, o mundo dos adultos, a construir a sua personalidade, a aprender a viver.

Como nos diz Vallier e Bize: “Nós não deixámos de jogar porque envelhecemos, antes envelhecemos porque deixámos de jogar”.

A exposição contempla um auditório onde é possível a visualização de filmes alusivos à temática do direito ao brincar, uma zona com exposição da evolução do brinquedo e da escola e um espaço lúdico onde as crianças poderão completar a exposição com os seus desenhos.