02.13.2023 11:30 am - 1:00 pm

Projeto Pedagógico "Desafiar Estereótipos" com Ana Bacalhau

Descrição

O Município de Coruche promove a 13 de fevereiro, pelas 11h30, no Auditório do Núcleo Rural de Coruche, uma ação do projeto "Desafiar Estereótipos", dinamizada pela empresa Betweien em parceria com a artista Ana Bacalhau. Com vista a sensibilizar e a desmistificar estereótipos atribuídos ao género, a ação contará com a participação de cerca de três dezenas de alunos de 10.º ano da Escola Profissional de Coruche.

“Desafiar Estereótipos” é um projeto pedagógico de promoção da Igualdade de género e de oportunidades direcionado para a comunidade escolar, em particular para os/as alunos/as do ensino secundário, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de poder e de tomada de decisão, e em casos de violência de género.

Através de um livro, de uma performance teatral e de temas musicados por Ana Bacalhau, os jovens poderão refletir e debater sobre diversos conceitos associados ao tema da Igualdade: estereótipos de género, usos do tempo, papéis de género, androcentrismo, empoderamento, capacitação, assédio sexual, entre outros. Além de três histórias ficcionadas sobre a igualdade de género e de oportunidades, o livro inclui também capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos, links e contactos úteis.