Festival Sons de Verão – as melhores noites do Ribatejo

De 17 de junho a 15 de julho o festival de música ao vivo Sons de Verão preenche as noites quentes à beira-rio. A programação reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros tão diversificados como jazz e música popular; rhythm and blues e música cubana, passando pela febre de sábado à noite da música disco, pelo funk ou pela world music, e sempre gratuitamente ao ar livre. Coruche convida a viver as melhores noites do Ribatejo em locais tão aprazíveis como a Praça d’Água, o Pátio do Museu, o Jardim 25 de Abril, a Avenida do Sorraia ou a Praça da Liberdade. Deixe-se inspirar em Coruche!

Música popular, cubana, rhythm and blues, jazz, disco/funk ou world music de raiz tradicional são alguns dos géneros que este ano se vão ouvir em Coruche ao longo dos seis concertos em cartaz do festival Sons de Verão. Logo a 17 de junho, às 22 horas, na Praça d’Água, os irmãos Carlos e Vítor Bacalhau, eternos Príncipes do Ritmo, revivem 40 anos de história e mais de 1200 concertos em palcos de todo o País e até do mundo, mas sempre de regresso a casa, Coruche. Fundada em 1983, a banda, que se estreou num baile no salão nobre da SIC e que editou ainda trabalhos discográficos, tem patente até 18 de junho, na margem direita do Sorraia, a exposição “Príncipes do Ritmo - 40 anos”, inaugurada a 28 de maio por ocasião do 40.º aniversário.

No sábado seguinte, a 24 de junho, a noite é cubana no Pátio do Museu Municipal com o grupo Clave de Son, do maestro Raúl Reyes, formado por músicos cubanos de renome internacional. Dos boleros à salsa; do merengue ao chachachá, o espetáculo contagiante dos Clave de Son promete uma noite imperdível de alegria e de ritmos quentes do Caribe em tributo à música tradicional cubana.

A 1 de julho, terceiro sábado de Sons de Verão, a Praça d’Água recebe às 22 horas o concerto de tributo a Tina Turner "Simply the Best" - uma performance arrebatadora de Ana Paula Cardoso, mais conhecida por Kika, cuja voz encantou Portugal no programa da SIC Factor X, de onde saiu vencedora. Entre álbuns e novos projetos, Kika criou uma banda de tributo à sua diva, Tina Turner, recentemente falecida. Neste espetáculo, já apontado como o melhor tributo a Tina Turner da Península Ibérica, Kika Cardoso é acompanhada pelos músicos Francisco Madeira (teclas/voz), Pedro Ricardo (guitarra), Vítor Machado (baixo) e David Sequeira (bateria).

No domingo seguinte, 2 de julho, pelas 18h30, toma o palco no Jardim 25 de Abril o 003 Jazz Trio – um triunvirato de bateria, contrabaixo e saxofone liderado pelo virtuoso saxofonista português Gonçalo Prazeres. O trio revisita com mestria clássicos do jazz de nomes incontornáveis como John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Dave Brubeck. O concerto do 003 Jazz Trio leva-nos numa viagem sonora imperdível pela história do jazz, de final do século XIX ao princípio do século XX, em Nova Orleães, até aos hits da atualidade.

A 8 de julho, pelas 22 horas, a Avenida do Sorraia é tomada pelos Motherflutters, dos irmãos André (flauta/voz) e Filipe Cameira (guitarra/voz), que nos transportam para uma galáxia de discofunk e pop, movidos por melodias marcantes de flauta e guitarras funky. O power duo português, com formação em Música Clássica e mais de 20 anos de estudo, ensino e trabalho no campo da música clássica, aventura-se como Motherflutters explorando linhas vocais simples de melodias marcantes e ambientes jungle, sugeridos pelo som icónico da flauta. A pop declarada da síntese, a fazer lembrar aquela dos anos ’80, o groove disco e o funk da guitarra elétrica fazem o resto. Impossível não dançar.

A fechar o programa, sobe ao palco da Praça da Liberdade, às 22 horas de 15 de julho, o músico Luiz Caracol, cantor e autor cuja identidade artística é fruto da influência urbana entre a cidade de Lisboa, onde vive, e a ligação cultural que sempre teve com os PALOP. Depois de, em 2013, ter lançado "Devagar", o seu primeiro álbum, no qual contou com convidados e parcerias autorais de Fernanda Abreu, Valete, Sara Tavares, Mia Couto, Zeca Baleiro e Jorge Drexler, em 2017 editou o seu segundo álbum, “Metade e Meia”, tendo voltado a congregar colaborações e parcerias de Aline Frazão, Fred Martins, Edu Mundo, Remna Schwarz ou José Luís Peixoto. Recentemente, Luiz Caracol editou o EP "só.tão", no qual concilia as facetas de multi-instrumentista e cantautor, trazendo ambientes e texturas sonoras que exprimem o seu ADN musical.