Coruche a 11 de junho na Feira Nacional de Agricultura

Coruche marca a diferença a 11 de junho no último dia da 59.ª Feira Nacional de Agricultura (FNA), que abriu portas a 3 de junho no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém. Ao encontro do tema central deste ano na FNA - o ovo e o que representa para o setor agrícola, mas também na cultura gastronómica e nos hábitos alimentares dos portugueses -, Coruche apresenta-se com um programa vinculado à temática “Superalimentos do Montado e da Lezíria”, repleto de focos de interesse que envolvem ainda a tradição artesanal e artesãos de Coruche a laborar ao vivo. À tradição gastronómica, com provas de vinhos, de doçaria e mostra de showcooking com “superalimentos” do montado e da lezíria, soma-se também a promoção da oferta turística e cultural do Concelho. Em exposição estará o projeto vencedor da 6.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade do EEC PROVERE Montado de Sobro e Cortiça. O dia fecha com o sorteio de uma noite com pequeno-almoço no Sorraia Hotel Rural.

Domingo, 11 de junho, é o Dia do Município de Coruche na FNA, que marca presença no stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), dinamizado pelos 11 municípios associados (Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém). Com abertura às 10 horas e encerramento às 20 horas, a 59.ª Feira Nacional de Agricultura e 69.ª Feira do Ribatejo dá mais uma vez a conhecer o turismo e a gastronomia das regiões, não faltando momentos dedicados à tradição, à gastronomia, aos vinhos e aos produtos da Capital Mundial da Cortiça. Paralelamente, ao longo do dia são destacados os diversos produtos enquadrados na categoria dos "superalimentos", dos quais o ovo é parte integrante.

O programa de Coruche arranca às 11 horas com uma prova de vinhos da Herdade dos Fidalgos, a que se segue, ao meio-dia, para aguçar o apetite, uma prova de doçaria tradicional com os Campinos de Joaquim Tacão, os Ribatejanos e o Bolo de Mel da HappyCake, e a doçaria regional da pastelaria Vanilla. Ao início da tarde, pelas 15 horas, segue o festival de gastronomia, produtos locais e vinhos com uma sessão de showcooking e degustação de “superalimentos” do montado e da lezíria de Coruche, incluindo a recriação dos tradicionais bolos de pinhão do Couço. Cogumelos, espargos, mel, túberas, pinhão, amêndoa, bolota, arroz, enchidos ou pão são os ingredientes locais de excelência à disposição do chef Luís Machado. Às 16h30 há prova de vinhos Quinta da Arriça e, às 17h30, é tempo para uma irresistível prova de doçaria tradicional com pão e bolinhos da Avó Joaquina. Às 18h30 acontece nova prova de vinhos, mas desta feita da Quinta de Santo André.

Ao longo de todo o dia de certame, o stand de Coruche expõe ainda o projeto vencedor (Keusa Rosália e Nuno Rodrigues) da 6.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade do EEC PROVERE Montado de Sobro e Cortiça e promove a tradição artesanal com a arte da encadernação e da pintura em cortiça de António Monteiro, a "trapologia" com tradição de Manuela Mesquita e a atividade etnográfica de partir pinhão à moda do Couço por Paulo Nunes - três artesãos de Coruche a laborar ao vivo no CNEMA. A oferta turística diferenciada e a agenda de eventos do Concelho não deixam de estar em permanente destaque, como o passaporte e a brochura "Montado de Sobro e Cortiça - Um território a descobrir", disponíveis para visitantes e aventureiros. O programa fecha às 19h30 com o sorteio de uma noite com pequeno-almoço no Sorraia Hotel Rural em Santa Justa, Couço, de onde pode desfrutar das fortes propostas turísticas e culturais do Concelho.