Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa de 3 a 5 de março

A 33.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa presta mais uma vez homenagem à gastronomia típica local no fim de semana de 3 a 5 de março. Dez restaurantes aderentes apresentam propostas irrecusáveis de degustação do melhor que o Ribatejo oferece. O programa, que promete ainda animação e música, recorda também o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contribuindo de forma indelével para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense. As ementas são disso testemunho.

O fim de semana de 3 a 5 de março, dedicado a homenagear a gastronomia típica local, reúne dez dos mais prestigiados restaurantes coruchenses, que apresentam numerosas propostas gastronómicas irrecusáveis ao palato, mantendo os pergaminhos da tradição e tendo como referência a obra do coruchense José Labaredas. Coruche terá a mesa posta para dar a provar a riqueza da sua gastronomia nos restaurantes Cantinho da Sandra, Coruja Chef, Fonte de Pau, O Coruchense, O Farnel, Ó Manel, Ponte da Coroa, Sabores de Coruche, Stein Grill e Páteo Sorraia.

Entre as propostas de pratos tradicionais nos cardápios das casas que se associam ao certame gastronómico, aliás registadas no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contam-se receitas como sopa de feijão-frade do Couço, febra e cachola de azeite e vinagre, espetadas de vitela brava em pau de loureiro, bacalhau assado com migas, ensopado de borrego ou favada com nacos de vitela brava – tudo idealmente acompanhado de vinhos regionais.

Além dos mais genuínos sabores ribatejanos, as iguarias do receituário regional estendem-se à cozinha alentejana, evidente em pratos como entrecosto com migas, cabrito frito à lavrador, carne de porco de alguidar com migas do pingo ou ainda sável frito com açorda de ovas. À sobremesa não deverá faltar arroz doce, bolo branco e bolos de mel e nozes, entre outras delícias. Tal como em tempos idos de vigoroso trabalho no campo, quando a lavoura era compensada com uma cozinha rica e cuidada, as Jornadas de Gastronomia sublimam os produtos regionais que ainda hoje assumem protagonismo.

A obra “Coruche à Mesa e outros Manjares”, de José Labaredas, que inspira as Jornadas de Gastronomia, inclui uma recolha exaustiva do receituário regional, povoada por valiosas referências a pessoas e outros saberes, entre as quais um estudo erudito sobre a gastronomia em Gil Vicente. São ainda ali publicados estudos sobre o fumeiro e os enchidos portugueses, as feijoadas lusas e até sobre a gastronomia na obra de Eça de Queiroz. Maior do que a erudição, só o amor e o afeto a Coruche e às suas gentes num belíssimo livro de gastronomia, portador de receitas que substantivam e perpetuam a alta alquimia de sabores de Coruche.