Visitas guiadas à Escola-Museu Salgueiro Maia no cinquentenário de Abril

No âmbito das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o Município de Coruche dinamiza, através do Museu Municipal de Coruche, uma série de visitas guiadas para todas as idades e públicos à Escola-Museu Salgueiro Maia (EMSM). De escolas a universidades seniores; de autarquias a associações, o espaço, localizado em São Torcato, onde o capitão Salgueiro Maia passou parte da sua infância, está de portas abertas para receber e mostrar, através da recriação de uma sala de aula do Estado Novo e da utilização de jogos tradicionais usados pelas crianças à época, os avanços produzidos no Ensino em Portugal após o 25 de Abril de 1974. Uma emocionante e esclarecedora viagem no tempo para miúdos e graúdos.

O Município de Coruche assinala em 2024 o cinquentenário do 25 de Abril com uma ampla programação cultural de celebração que procura mobilizar, inspirar e envolver a comunidade. São disso bom exemplo as visitas guiadas à Escola Museu Salgueiro Maia, em São Torcato, concelho de Coruche, onde viveu o pequeno Fernando Salgueiro Maia, que veio a crescer para se tornar figura incontornável da Revolução de Abril. Disponíveis por marcação antecipada, as visitas permitem conhecer os espaços museológicos e o património histórico, cultural e material milenar de Coruche - motivos muito fortes para uma visita à Vila, mas também a São Torcato, especialmente neste momento de celebração singular da História e da memória coletiva do País.

Integradas em diversas disciplinas e áreas de estudo, como Estudo do Meio, História, Cidadania ou Ciências Naturais, e promovendo o combate ao isolamento, propõem-se visitas guiadas memoráveis à Escola-Museu, mas também ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, ao Centro Histórico de Coruche ou a qualquer outro ponto considerado relevante. A agenda encontra-se aberta para marcações não exclusivas à data das celebrações. Autarquias, associações, escolas, universidades seniores, famílias, todos estão ainda convidados a visitar o espaço a 25 de abril, dia em que a Escola-Museu receberá visitantes sem reserva.

Inaugurada em outubro de 2009, a EMSM resulta da recolha de documentação e espólio das escolas primárias desativadas do Concelho. A incorporação deste património recria uma sala de aula do Estado Novo e proporciona um espaço de aprendizagem sobre a antiga escola primária, Posto Misto de São Torcato, e sobre a vida de Salgueiro Maia, num olhar alargado à História do século XX, em particular no que respeita à Educação. A memória de tempos idos de escola proporciona um tempo de aprendizagem e reflexão sobre a Educação no País, estabelecendo um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 1974.

Visitas agendadas:

• 22 de abril – Jardim de Infância e EB1 do Couço;
  • 23 de abril – Casa dos Avós de Ponte Sôr;
  • 24 de abril – EB1 de Azervadinha e Montinhos dos Pegos;
  • 29 de abril – Colégio Andrade Corvo de Setúbal;
  • 6 de maio – Núcleo Escolar da Branca;
  • 10 de maio – Jardim de Infância do Couço;
  • 15 de maio – Universidade Sénior do Sardoal;
  • 21 de junho – Escola Básica António Santos Jorge de Palmela;
  • 28 de junho – Núcleo Escolar de Santana do Mato.

Contactos:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telemóvel: 967 067 422