Inscrições abertas para as 24H BTT – CCH (15 e 16 de junho)

A 15 e 16 de junho Coruche é novamente palco da mais aguardada competição nacional de BTT, organizada pelo Município de Coruche em parceria com a Associação Strix Bike Team. A prova desafia participantes a solo (Mountain Bike, Single Speed e Gravel) ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro ou seis elementos a percorrerem ao longo de 24 horas um circuito de aproximadamente 10 quilómetros por volta. Numa verdadeira maratona de resistência em bicicleta, as 24H BTT - CCH exploram as paisagens deslumbrantes da lezíria e da charneca ribatejanas, passando por locais emblemáticos como o rio Sorraia, a Praia Fluvial do Sorraia e o centro histórico da Vila. Com prize money de cinco mil euros para o total das categorias, a prova tem início às 13 horas de 15 de junho, termina à mesma hora do dia seguinte e promete, além da paisagem deslumbrante, muita adrenalina. As inscrições estão abertas até 9 de junho de 2024.

Durante 24 horas, centenas de atletas pedalam pelas paisagens inspiradoras da lezíria e da charneca ribatejanas. O percurso, que proporciona uma experiência única a participantes e espectadores, diferencia-se ainda por se tratar de uma prova livre e aberta a todos, não sendo requerida licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo. As inscrições estão desde já abertas no site oficial do evento com valor de inscrição de 27 euros por participante até ao dia 19 de maio de 2024. De 20 de maio a 9 de junho, a inscrição passa a ter um custo de 30 euros por participante. Os interessados podem inscrever-se nas classes definidas, designadamente: Solo, Solo Single-Speed, Solo Gravel; equipa de dois, equipa de quatro e equipa de seis. A inscrição contempla, entre outros brindes, o jersey promocional do evento. Além da atmosfera de camaradagem e superação ao longo de 24 horas de emoções fortes, a prova promete sempre surpresas e novos desafios, consolidando-se como uma das competições mais aguardadas do calendário desportivo nacional.

O programa aponta o dia 14 de junho para abertura do secretariado e dos serviços de apoio aos participantes (balneários e recinto de campismo), assim como do circuito de prova para reconhecimento, mas é a 15 de junho, sábado, que a competição arranca. Logo pelas 8h30 de sábado são abertos o secretariado e o circuito para reconhecimento, e, ao meio-dia, é realizado o briefing final na Praça de Toiros, seguindo-se a “abertura controlo zero”, pela qual os atletas devem passar na Tenda de Meta para controlo e entrada na grelha de partida. Finalmente, às 13 horas, tem início a prova, sendo que na partida os participantes alinharão juntos, independentemente das classes. Às 13 horas de 16 de junho é encerrado o percurso e às 14 horas é tempo de recobro de energias, de almoço e da posterior entrega de prémios.

Note-se que a prova 24H BTT - CCH compreende a existência de classificações distintas (primeiro, segundo e terceiro prémios) para cada categoria em competição. Aberta a todos os participantes nascidos até ao ano de 2010 e sem limitações físicas, a prova não requer licença desportiva da Federação Portuguesa de Ciclismo. Recorde-se, por fim, que a prova foi eleita Evento Desportivo Municipal do Ano pelo programa Município Amigo do Desporto com o primeiro lugar na categoria regional/nacional (município de 10.001 a 25 mil residentes) dos Eventos Desportivos Municipais do Ano 2024. O reconhecimento premeia as boas práticas de eventos desportivos municipais de âmbito local, nacional/regional e internacional, com impactos positivos em vários domínios da sociedade, promovendo a criação de sociedades ativas e de mudanças de paradigma, incrementando o conhecimento, a compreensão e a valorização dos benefícios da atividade física regular.