Rampa Digital celebra um ano no Observatório com formação e orientação em marketing digital e fontes de financiamento

No próximo dia 15 de fevereiro o Observatório do Sobreiro e da Cortiça (OSC), em Coruche, é palco do evento de celebração de um ano de transformação digital e capacitação empresarial da Rampa Digital – programa desenvolvido pelo .PT em parceria com a Google.org, tendo como objetivo capacitar e impulsionar negócios, nomeadamente através da promoção de competências digitais. O evento reúne participantes de diversas áreas, desde associações empresariais e empreendedores a autarcas, comerciantes locais e líderes de associações comerciais. Após a apresentação de resultados da Rampa Digital, o programa integra momentos de reflexão com testemunhos e mesa redonda, uma intervenção sobre as fontes de financiamento disponíveis para pequenas e médias empresas e um workshop de marketing digital. A escolha criteriosa do Observatório do Sobreiro e da Cortiça como local do evento foi definida em parceria com a Presidência da Câmara de Coruche, em sintonia com a visão da Rampa Digital, cuja missão visa atender comunidades onde predominam micro e pequenas empresas.

Ao longo do último ano a Rampa Digital ofereceu sessões de capacitação presenciais, sessões online temáticas e setoriais, estudos de caso e disponibilizou acompanhamento personalizado online, promovendo competências, a literacia e a transição digitais. Mais uma vez, numa abordagem de proximidade e integrada num plano de ações cujo objetivo passa por acelerar a recuperação económica através de tecnologia, a Rampa Digital promove a 15 de fevereiro, no OSC, um evento cujo programa inclui a apresentação dos principais resultados da Rampa Digital, testemunhos de participantes e impactos do projeto, a que se soma uma sessão de formação em marketing digital e uma sessão de orientação sobre programas e ferramentas de captação de apoio financeiro para os negócios.

O programa tem início às 14h30 com mensagem de boas-vindas de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, secundado por Luísa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Diretivo do .PT. A partir das 15 horas são apresentados os resultados da Rampa Digital, incorporando testemunhos de convidados numa mesa redonda, enriquecendo perspetivas com a experiência prática. Mais tarde, Marcos Eckart Esteves, general manager da Deloitte, aborda o tema das fontes de financiamento, nomeadamente de ferramentas, instrumentos e opções específicas para pequenas e médias empresas. O workshop de marketing digital, agendado para as 16 horas e ministrado pelo formador especializado Luís Torres, assume-se como ponto alto do evento, numa sessão prática de exploração de estratégias para alavancar os negócios e o artesanato da região através do digital. No encerramento será sorteado um tablet pelos participantes.

Sobre a Rampa Digital

Lançada em 2022 pelo .PT com o apoio do Google.org, a Rampa Digital surge como iniciativa estratégica focada na aceleração da recuperação económica através da tecnologia e do digital. Com foco em micro e pequenas empresas, especialmente em regiões marcadas por assimetrias geográficas, o programa também direciona esforços para mulheres em situação de vulnerabilidade e jovens com necessidades especiais. Oferecendo cursos online, casos de estudo e sessões de formação, a Rampa Digital adota uma abordagem de proximidade, envolvendo tanto a formação presencial como online. Com objetivos claros, como impulsionar ideias geradoras de autonomia e potenciar o alcance de negócios sociais, a iniciativa busca aumentar rendimentos e a realização pessoal, alavancar o crescimento e a rentabilidade dos negócios. A Rampa Digital estabeleceu ainda parcerias com entidades relevantes na comunidade, capacitando equipas e beneficiários em ferramentas digitais, contribuindo para a autonomia digital e fomentando iniciativas de inclusão e melhoria de rendimentos.

+info: https://rampadigital.pt

Inscrições AQUI