Coruche move-se pela eficiência energética

O Município de Coruche associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade 2023, este ano vinculada ao tema central da “Eficiência Energética”. De 21 a 29 de setembro a Câmara promove um programa de ações, especialmente dedicado à comunidade educativa, que visa incentivar mudanças de comportamento em benefício da mobilidade ativa e da adoção de soluções de transporte limpas e inteligentes. Logo a 21 e 22 de setembro, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, realizam-se, em parceria com a GNR (Escola Segura), as ações “Minisobre Rodas” em circuitos cicláveis na Creche de Azervadinha e no Polo de Santo Antonino da Creche da Quinta do Lago. De 25 a 29 de setembro acontecem as Caminhadas Avós e Netos e ações diárias de animação “Combina e Move-te”. A 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade 2023, que coincide com a Semana Europeia do Desporto (23 a 29 de setembro) e com o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), constitui uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer o balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.

Anualmente, em setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável. O objetivo: facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. A iniciativa, lançada pela primeira vez à escala europeia a 22 de setembro de 2000, surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades, procurando contrariar os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel. À 22.ª edição, a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema central a “Eficiência Energética”, repensando ainda com maior emergência, dada a continuidade da guerra Rússia/Ucrânia, a questão da dependência da Europa dos combustíveis fósseis e a necessidade imperativa de cortar com esta dependência energética.

Em linha com os objetivos traçados, a Câmara Municipal de Coruche promove, em colaboração com a Comissão Europeia, a Agência Portuguesa do Ambiente e as autoridades locais, um programa de ações em circuitos cicláveis que se inicia a 21 de setembro, em estreita parceria com a GNR (Escola Segura). A ação “Minisobre Rodas”  arranca na Creche de Azervadinha e repete-se a 22 de setembro no Polo de Santo Antonino da Creche da Quinta do Lago, em celebração da 24.ª edição do Dia Europeu Sem Carros. Os circuitos cicláveis propõem um circuito de mobilidade ativa e prevenção rodoviária dirigido a alunos do ensino pré-escolar, sensibilizando para a utilização de meios de transporte alternativos e para os benefícios de andar de bicicleta, associados a percursos cicláveis.

Já de 25 a 29 de setembro são promovidas as iniciativas “Combina e Move-te” e “Caminhadas Avós e Netos”. A atividade de animação “Combina e Move-te”, destinada a alunos de 1.º CEB das Eco-Escolas 2022/2023, desafia as crianças a circular e escolher melhores opções de mobilidade pelo conceito de "multimodalidade" ou "transporte multimodal" - a utilização de diferentes modos (ou meios) suaves de transporte na mesma viagem, como andar a pé, utilizar bicicleta, e-scooters, entre outros, aproveitando as vantagens específicas de cada modo de transporte como mais-valia e, em combinação entre si, oferecendo percursos seguros e soluções de transporte mais eficientes para peões e ciclistas, retirando o maior número de veículos motorizados da Vila. As ações decorrem na EB1/JI de Couço, na EB1 de Coruche, no Núcleo Escolar de Fajarda e no Núcleo Escolar de Lamarosa.

As Caminhadas Avós e Netos, que se desdobram em diversas ações que privilegiam a mobilidade suave ao longo de percursos pedestres próximos dos núcleos escolares das respetivas freguesias, promovem ainda o contacto intergeracional entre avós e netos, dirigindo-se a todos os estabelecimentos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Coruche, aos avós, aos utentes do programa Desporto Sénior e também às IPSS do Concelho que pretendam integrar a iniciativa. A 29 de setembro, último dia da iniciativa, acontece uma grande caminhada que, envolvendo as creches municipais, o Lar de S. José, o Ninho dos Corujinhas, o Jardim de Infância de Coruche, avós e utentes do Programa Desporto Sénior, termina no Jardim 25 de Abril com a formação de um Coração Humano a propósito da celebração do Dia Mundial do Coração.

Em Coruche, a par com a Semana Europeia da Mobilidade, celebra-se também a Semana Europeia do Desporto (SED), que decorre com programa próprio de 23 a 29 de setembro. A SED é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os cidadãos. Coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), a iniciativa mantém como tema a hashtag #BeActive, incentivando cada cidadão a ser ativo durante todo o ano.

PROGRAMA:

Fazer descarga de anexos: