Exposição "Coruche no 25 de Abril e Agora" inaugurada a 20 de abril na Galeria do Mercado

De 20 de abril a 12 de maio, a Galeria do Mercado Municipal recebe a exposição "Coruche no 25 de Abril e Agora", resultante de um dos desafios do Projeto Escola de 2023/2024 "Rotas com História -Seguir Viagem", no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Tendo como matriz a estrutura pedagógica elaborada pelo jornal “Público”, o desafio deu origem à criação de uma instalação artística sobre os 50 anos de Abril por quem sempre viveu em Liberdade - uma colaboração de todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Coruche e da Escola Profissional de Coruche com apoio dos utentes do programa Desporto Sénior e da comunidade. A exposição, inaugurada às 10h30 de 20 de abril, reúne em pot-pourri o trabalho realizado pelas crianças e pelos jovens do Concelho numa instalação de criações que traduzem as vivências e as perspetivas das novas gerações quanto ao significado do 25 de Abril e aos desafios da atualidade.

É da reflexão e da preparação de diversas ações com alunos das escolas de Coruche sobre a temática do cinquentenário do 25 de Abril que nasce a exposição "Coruche no 25 de Abril e Agora", sinergia de ideias partilhadas e debatidas, resultante na produção de elementos artísticos, harmonizados em pot-pourri numa instalação que reflete o trabalho criativo das crianças e dos jovens, mas também o despertar de sentidos e consciências. A comemoração do cinquentenário do 25 de Abril proporciona uma oportunidade única para estabelecer a conexão entre passado, presente e futuro, capacitando os participantes como agentes ativos e mobilizadores da sociedade, propondo uma experiência sensorial e interativa que marca e transforma não apenas os criadores, como também os visitantes.

A iniciativa integra o projeto "Rotas com História - Seguir Viagem", que se desdobra em três desafios (Projeto Local de Património Cultural, Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril e Bienal de Artes – "Território"), concebidos com o objetivo de valorizar e preservar a identidade local, promovendo a participação da comunidade escolar na recolha de informação e na produção de produtos e ações que culminam em exposições. A proposta para a criação da instalação de comemoração dos 50 anos de Abril, assente na premissa “quase 50 anos depois é mais o que nos une do que aquilo que nos separa”, destinou-se a alunos de todos os níveis de ensino, em colaboração com elementos de toda a comunidade educativa.

A exposição "Coruche no 25 de Abril e Agora" procura assim contextualizar com espírito crítico os significados profundos de liberdade e democracia através das leituras e das visões do mundo dos alunos, que exercem um papel ativo na celebração e na perpetuação dos valores fundamentais do 25 de Abril. Para muitos, a vida sob ditadura e as experiências relacionadas com a Revolução dos Cravos são aprendidas de forma indireta, através de testemunhos e influências culturais diversas. Se bem que as conquistas de Abril tenham trazido melhorias significativas, a sociedade contemporânea ainda enfrenta desafios que requerem uma cidadania ativa e consciente. Compreendendo que as conquistas de Abril não são garantidas, as crianças e os jovens coruchenses assumem um papel vital na defesa dos ideais de Abril.