Biblioteca Municipal de Coruche recebe equipamento informático com apoio do PRR

A Biblioteca Municipal de Coruche recebeu seis novos equipamentos informáticos no valor de aproximadamente seis mil euros. O investimento, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi possível através da celebração de um contrato de financiamento entre o GEPAC (Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais) e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), com vista à renovação dos equipamentos informáticos disponíveis ao público na Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).

A CIMLT procedeu à aquisição de equipamento informático para a RIBLT, para utilização por parte dos leitores e do público em geral, sendo que as bibliotecas municipais da região renovaram assim o seu equipamento informático com 128 novos computadores, num investimento total de mais de 100 mil euros. O projeto contou também com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC na seleção e acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Através desta aquisição, as Bibliotecas Municipais passam a ter mais capacidade de resposta face às exigências tecnológicas atuais, às necessidades dos utilizadores e aos desafios do acesso à informação online, com vista a apoiar a transição digital e o desenvolvimento de competências de literacia dos cidadãos. De referir que o contrato de financiamento celebrado entre o GEPAC e a CIMLT engloba ainda a aquisição de um serviço de agregador de catálogos para a RIBLT, que permitirá o acesso único e a pesquisa centralizada e simultânea dos catálogos das Bibliotecas Municipais da RIBLT. O serviço de agregador de catálogos está neste momento em fase de implementação e é também financiado a 100% pelo PRR.

Equipamento incluído na cedência à Biblioteca Municipal de Coruche:

- Monitores VOIP Full HD 16:9 de 23,8” Lenovo modelo ThinkVision T24v-30;

- Computadores Lenovo modelo ThinkCentre Neo 50s Gen3;

- Teclados Lenovo com leitor de SmartCard integrado;

- Ratos USB ótico com fio Lenovo Essential USB Mouse;

- Conectores de microfone frontal e traseiro;

- Webcams USB Logitech FHD com dois microfones, correção de luz automática e função de fotografia;

- Auscultadores Stereo USB Lenovo 100.

Valor do investimento dotado à Biblioteca Municipal de Coruche: 5.977,80€ (IVA incluído).