Primeira de 10 sessões de cinema Film Club em Coruche a 26 de janeiro

Inicia-se já a 26 de janeiro a programação de cinema Film Club no Auditório Municipal de Coruche, promovida pela Câmara Municipal de Coruche e pela associação Waves of Youth. A primeira de 10 sessões apresenta em estreia o documentário “Onde Vamos Agora” (2023), da realizadora Janine Gonçalves, e as curtas de ficção “A Eternidade e Uma Noite” (2020), de Tomás Barão da Cunha, e “Às Vezes os Dias, às Vezes a Vida” (2022), também de Janine Gonçalves. O programa, inserido num ciclo de conversas e workshops temáticos, soma 10 sessões de 90 minutos e prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos. As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21h30 e as 23 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o Film Club em Coruche durante o ano inteiro.

O documentário “Onde Vamos Agora” (2023), da realizadora Janine Gonçalves, e as curtas de ficção “A Eternidade e Uma Noite” (2020), de Tomás Barão da Cunha, e “Às Vezes os Dias, às Vezes a Vida” (2022), também de Janine Gonçalves, são as três curtas que dão o pontapé de saída da programação do Film Club em Coruche – um programa que propicia experiências envolventes e reflexivas sobre o mundo e a contemporaneidade, marcadas por abordagens humanistas de cariz social e espírito comunitário.

“Onde Vamos Agora” (2023), a primeira das três curtas exibidas nesta primeira sessão, é um documentário de 15 minutos que, realizado por Janine Gonçalves, explora a complexidade da memória e do luto através da história de Maria Arminda, uma avó que partiu em 2016. A sua neta, Janine, com quase 29 anos, apercebe-se de que já passaram sete anos desde a morte da avó e confronta-se com o sentimento de culpa por já não lembrar a avó como dantes, questionando-se sobre como as gerações anteriores lidavam com a perda. O filme revela a fragilidade da memória e a busca pela conexão com o passado.

O segundo filme em exibição, “A Eternidade e Uma Noite” (2020), realizado por Tomás Barão da Cunha, explora em 12 minutos a efemeridade da vida e a eternidade que pode ser refletida em apenas uma noite, a última noite de David na Terra, após a morte de Mariana. Sentado à mesa do café, David reflete sobre a sua própria existência, o tempo que lhe resta e a condição humana num retrato poético e filosófico pintado na tela cinematográfica por Tomás Barão da Cunha.

Por fim, “Às Vezes os Dias, às Vezes a Vida” (2022), também realizada por Janine Gonçalves, é uma curta de 26 minutos que traça o retrato visceral de Lena, uma mulher que equilibra dois empregos e a maternidade – é padeira de madrugada, trabalha num supermercado durante o dia e à noite cuida da filha. O filme mergulha na jornada de uma mãe em luto que tenta reinventar-se face aos desafios diários de uma mulher que se esqueceu de si mesma. A narrativa, crua e emotiva, centra-se na dualidade de ser mãe e mulher com vida própria.

De entrada gratuita para maiores de 14 anos, a sessão proporciona uma oportunidade única para conhecer e explorar o processo criativo por trás das obras e fomentar a troca de ideias sobre a impactante experiência de assistir a cinema em sala. Ao longo do ano, a programação do Film Club procura atrair e educar novos públicos, oferecendo um programa diversificado e meticulosamente preparado para cada sessão, mês a mês, propiciando a reflexão sobre o mundo, um tópico de cada vez. A partir de fevereiro estão previstas sessões subordinadas à mostra de filmes temáticos.

+info: https://wavesofyouth.com/film-club