Coruche recebe Campeonatos do Mundo de Pesca em Água Doce U15, U20 e U25

A 5 e 6 de agosto a pista do Sorraia é palco do mundial de juniores de pesca desportiva em água doce, que reúne em competição por títulos individuais e coletivos as seleções de sub-15, sub-20 e sub-25 de 12 países, num total de 31 equipas distribuídas pelos três escalões. O sorteio dos números de box e o primeiro treino ocorrem logo a 1 de agosto, de acordo com a grelha de treinos oficial da FIPSed. A cerimónia de abertura e a apresentação das equipas acontece a 3 de agosto no Parque do Sorraia. A 6 de agosto, também no Parque do Sorraia, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios. Segundo Carlos Baptista, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por ser «um cenário de rara beleza no Ribatejo», ideal para acolher «o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023».

Alemanha, Croácia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, França e Irlanda são as nações representadas nestes campeonatos do mundo de jovens em água doce, sendo que as comitivas de Países Baixos, Irlanda e Alemanha não apresentam seleções em todos os escalões. A Alemanha compete apenas no escalão sub-25, os Países Baixos nos escalões sub-20 e sub-25, e a Irlanda apresenta-se somente no escalão sub-20. O programa inicia-se a 1 de agosto com o sorteio das boxes no Pavilhão Multiusos, a que se segue o primeiro treino de preparação. O dia 2 de agosto está também reservado para treinos, que decorrem das 10 às 18 horas. A 3 de agosto o treino será mais breve, entre a receção oficial das equipas, às 10 horas, e o desfile e cerimónia de abertura, às 18 horas, no Parque do Sorraia, onde todas as comitivas marcam presença para se fazerem ouvir os hinos nacionais.

Os capitães das 12 seleções reúnem-se pelas 16 horas de sexta-feira, 4 de agosto, no Pavilhão Multiusos, logo após o treino oficial que antecede os dois dias de competição. Às oito horas de dia 5 de agosto é dado o primeiro sinal para o início da prova e, às 16 horas, são publicados os resultados do dia, a que se segue nova reunião de capitães no Multiusos. No domingo, dia 6 de agosto e último dia de competição, o sorteio de pesqueiros realiza-se às 6h30. A prova é reiniciada às oito horas e a publicação de resultados acontece novamente às 16 horas, antecedendo o momento alto da cerimónia de entrega de prémios, às 19 horas, e o jantar de encerramento no Multiusos, às 20 horas.

De acordo com Carlos Baptista, presidente da FPPD, o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por se tratar de uma «referência» no plano da pesca desportiva, elogiando a vila de Coruche como anfitriã de provas internacionais da modalidade. Carlos Baptista considera a zona ribeirinha de Coruche «um cenário de rara beleza no Ribatejo», ideal para acolher «o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023», e reitera desejos de «uma semana memorável», graças «à dedicação, ao empenho e à paixão da FPPD, da Câmara Municipal de Coruche de todos os amantes da pesca desportiva em água doce envolvidos na organização».

O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca desportiva de rio. A riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo considerada uma das melhores pistas naturais do mundo. Recorde-se que Coruche acolheu, entre 20 e 26 de junho de 2022, o 26.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva em Água Doce, que reuniu as seleções de 11 países na pista do rio Sorraia, terminando com a vitória coletiva da seleção de Inglaterra, mas com dois portugueses no pódio individual. Pedro Bessa sagrou-se campeão europeu, secundado pelo vice-campeão António Marques, e a seleção lusa arrecadou a prata.

Composições das seleções que representam Portugal no Campeonato do Mundo U15, U20 e U25, a realizar no rio Sorraia, em Coruche, a 5 e 6 de agosto de 2023:

U25: Ivo Figueira; Pedro Marques; João Pereira; Miguel Encarnado; Miguel Rodrigues. Selecionador e Capitão: José Duarte.

U20: Tomás Cunha; Afonso Fernandes; Francisco Matos; Pedro Fernandes; Ricardo Costa. Capitão: Pedro Vilelas.

U15: João Pinheiro; Simão Ramos; Isaac Bessa; João Fernandes; Gonçalo Palma. Capitão: Luís Abaladas.

Managers: Bruno António Santos Valente e Miguel Eusébio.

Fazer descarga de anexos: