Um jardim de cultura, lazer, bem-estar e família

No próximo dia 2 de julho o Jardim 25 de Abril recebe a iniciativa “Sim, o Nosso Jardim”, um evento único com um programa repleto de iniciativas culturais, lúdicas e promotoras de bem-estar para toda a família. Organizada pelo Município de Coruche, a iniciativa oferece um dia de teatro musical infantil, ateliês de arte, sessões de fotoshooting, crossfit, pilates, ioga, mindfulness, bodybalance, dança e música jazz. Ao longo do dia está ainda aberto o Mercadinho de Verão, com produtos locais, de artesanato e design, desenvolvido por empreendedores e parceiros locais.

O Jardim 25 de Abril, requalificado em cofinanciamento pelo Alentejo 2020, foi transformado num moderno e multifacetado espaço verde urbano, propício à criação de dinâmicas próprias de utilização e usufruto dos equipamentos pela população local. Com ligações históricas à música, à cultura, ao lazer e ao bem-estar das famílias, e considerando também a proximidade com a praia fluvial do Sorraia e a pista de pesca, o espaço oferece condições extraordinárias para a sua utilização multidisciplinar e intergeracional, exercendo ainda um efeito de atração turística de novos públicos. Oportunamente, a Câmara Municipal de Coruche promove a 2 de julho, domingo, um dia especial de cultura, lazer, saúde e família.

Cultura: artes plásticas, dança e jazz

No verde campo das artes plásticas, os mais pequenos podem desenvolver a criatividade no jardim com a artista Maria do Carmo Moser, que desenvolve um atelier de arte e de enredos para personagens imaginadas, recomendando-se o uso de roupa adequada à liberdade de sujar. Já a Oficina d’Artes de Coruche (ODAC) apresenta, pelas 17 horas, o espetáculo “ODAC no Jardim”, que encerra o ano de atividades nas suas diversas valências artísticas, nomeadamente dança e música.

E porque “Jazz Faz Tarde”, às 18h30 o 003 Jazz Trio oferece um concerto em formato acústico no anfiteatro natural existente no jardim. O 003 Jazz Trio, do virtuoso saxofonista Gonçalo Prazeres, do contrabaixista Gonçalo Leonardo e do baterista João Ventura, interpreta um reportório easy listening que revisita clássicos do jazz de nomes incontornáveis como John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Dave Brubeck.

Lazer & Saúde: Jardim do Bem-Estar

Entre as 8h30 e as 10h30 a manhã é dedicada ao bem-estar e à saúde. Crossfit, ioga, pilates, mindfulness e bodybalance são as atividades que decorrem em simultâneo no “Jardim do Bem-Estar”, organizadas pela associação desportiva Cross&Lift Sorraia e pela ODAC.

Jardim da Família

Às 10h30 reúne-se a família para “O Jardim da Nossa Infância”, uma peça de teatro musical que envolve o público num espetáculo interativo e aberto ao som de cantigas infantis intergeracionais como “Atirei o Pau ao Gato”, “A Loja do Mestre André” ou “Olha a Bola Manel”. As memórias serão inapagáveis, registadas pelas lentes dos fotógrafos locais José João Ferreira, Francisco Ruivo e Pedro Ribeiro numa sessão de fotoshooting para mais tarde recordar em família.

Por fim, a partir das 19h30 acontece a prova de vinhos “Experiência de Baco”, organizada por produtores locais e pela Martin Boutique Wines, ao som do DJ set Velvet Grooving - um sunset perfeito à beira-rio.