Semana da Atividade Física e Saúde de 3 a 14 de abril

A Semana da Atividade Física e Saúde, que se realiza de 3 a 14 de abril de 2023, propõe um programa saudável de prática desportiva e sensibilização. Serão dias em cheio para miúdos e graúdos, com atividades que abrangem as Olimpíadas Seniores 2023, o arranque do programa municipal “Pausa Ativa no Trabalho” ou a Páscoa Radical. E tudo acontece enquanto se assinalam dois dias especiais: o Dia Mundial da Atividade Física a 6 de abril e o Dia Mundial da Saúde a 7 de abril, este ano subordinado ao tema “Saúde para Todos”.

A semana, que se inicia logo a 3 de abril com a realização do segundo momento de avaliação de condição física a todos os utentes do programa Desporto Sénior, prossegue a 5 de abril com as Olimpíadas Seniores 2023 no Pavilhão Multiusos, proporcionando diversos jogos e atividades, e estimulando as boas práticas do envelhecimento ativo e momentos de convívio e partilha entre utentes. O programa segue com a comemoração do Dia Mundial da Atividade Física a 6 de abril e com o arranque do programa municipal “Pausa Ativa no Trabalho”, que, destinado aos funcionários do Município de Coruche, consiste numa série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, baseados essencialmente em alongamentos realizados pelo menos duas vezes por dia.

Por fim, de 10 a 14 de abril a programação de atividades desportivas está pensada para os mais jovens. A Páscoa Radical, cujas inscrições decorrem até 6 de abril, destina-se a jovens dos 11 aos 15 anos no período de férias da Páscoa e integra diversas atividades desportivas a realizar no Pavilhão Desportivo Municipal e na Herdade dos Concelhos, onde se prevê uma caça noturna ao tesouro. Recorde-se que o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado a 6 de abril, tem o objetivo de difundir a prática desportiva e orientar a população para uma vida mais saudável. A iniciativa, da Organização Mundial da Saúde (OMS), nasceu como forma de luta contra o sedentarismo, um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo. Já o Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril também por iniciativa da OMS, é este ano subordinado ao tema “Saúde para Todos”.