Coruche em quinto lugar no relatório de avaliação de boas práticas ODSlocal

O Município de Coruche surge em destaque na quinta posição, logo após Matosinhos, Oeiras, Loulé e Torres Vedras, no relatório de avaliação de boas práticas municipais mapeadas pela Plataforma ODSlocal. Produzido por uma equipa composta por elementos do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, o relatório analisa as boas práticas municipais e os projetos locais que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mapeados no portal da plataforma ODSlocal. Coruche apresenta 127 indicadores de progresso, 20 projetos e 40 boas práticas elegíveis, que, avaliados pela plataforma, evidenciam a sua relevância para o cumprimento da Agenda 2030 em Portugal.
A Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), convocando todos os atores da sociedade a apoiar a sua concretização. Em Portugal, a Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSlocal) mapeou, em 31 de dezembro de 2022, 790 iniciativas implementadas pelos municípios (boas práticas) e 699 iniciativas desenvolvidas por outros promotores locais (projetos) com contributos para os ODS. Os resultados mostram que o conjunto das iniciativas mapeadas têm contributos significativos para todos os ODS, destacando-se o ODS 4 – Educação de qualidade e o ODS 3 – Saúde de qualidade, sobretudo devido aos contributos dos projetos. Destacam-se ainda os ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para o desenvolvimento sustentável, resultantes de boas práticas municipais. Em termos comparativos entre boas práticas e projetos, observa-se a complementaridade das boas práticas municipais, contribuindo mais para os ODS da dimensão “prosperidade”, com destaque para o ODS 11 – Cidade e comunidades sustentáveis e o ODS 10 – Reduzir as desigualdades, sendo que os projetos locais contribuem sobretudo para os ODS da dimensão “pessoas”, com destaque para o ODS 4 – Educação de qualidade e o ODS 3 – Saúde de qualidade.
A Plataforma ODSlocal continuará a monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Continuará, ainda, a mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, medindo o seu impacto. A Plataforma ODSlocal, assente numa mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos ODS, envolve como parceiros o CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável), o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, apoiando-se num portal online dinâmico que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada município com um rigoroso controlo de qualidade da informação.