Saltar para o conteúdo principal

Primeiro Percurso Pedestre da Lezíria do Tejo inaugurado em Coruche

O PR3 “Caminhos do Vale ao Montado” foi o primeiro percurso pedestre da Lezíria do Tejo a ser inaugurado.

Coruche recebeu a apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, este sábado, dia 13 de Abril, pelas 10h00, na Praça do Pelourinho em Vila Nova da Erra, seguindo-se de uma caminhada inaugural do percurso “Caminhos do Vale ao Montado”.
O Guia é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Coruche, bem como das restantes autarquias da Lezíria do Tejo e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Este percurso “Caminhos do Vale ao Montado” decorre entre o Vale do Sorraia e as vastas florestas do montado, que aqui são um caso de notável renovação e exploração sustentável o que faz de Coruche a “Capital Mundial da Cortiça”. O percurso fica localizado em Vila Nova da Erra, uma pequena localidade a 8 km de Coruche.
Ao longo dos 9,7 km de extensão poderá observar a diversa oferta paisagística, quer em termos de fauna ou flora, cerca de metade do concelho é composto por montado misto de sobreiro e pinheiro manso, são fileiras de excelência quer pelos produtos gerados, como é o caso da madeira, da cortiça ou do pinhão de qualidade, aqui poderá ainda observar algumas das espécies como o milhafre-preto uma ave de rapina, o pica-pau-malhado-grande, notório pelo chamamento áspero ou o tamborilar nos troncos, a borboleta-cauda-de-andorinha, considerada uma das mais bonitas, das 135 espécies de borboletas existentes em Portugal, como também uma vasta área de Dedaleira, uma flor em forma de dedal. No ponto inicial do percurso “Caminhos do Vale ao Montado” existe uma facilidade de estacionamento e tem na proximidade serviço de cafetaria.
Este é um dos onze percursos pedestres que pode preencher um agradável fim de semana, de férias, em contacto com a natureza e com o melhor que o Ribatejo tem para oferecer. “Para cada percurso existe uma ficha técnica que informa sobre a extensão, duração prevista, um mapa com o traçado do percurso e os elementos mais relevantes no local. Cada percurso permite o acesso a um ficheiro que pode transferir para o equipamento GPS e também a um ficheiro que permite visualizar os mapas dos itinerários propostos na Internet.”
Para obter informações adicionais sobre atividades culturais, alojamento e restauração visite o portal www.visitribatejo.pt ou visitcoruche.com

Fazer descarga de anexos:
voltar ao topo