Saltar para o conteúdo principal

Bairro Comercial Digital “Coruche Digital"

Coruche dá um salto para o futuro com o lançamento do Bairro Comercial Digital “Coruche Digital – Lojas com Gente”, um projeto pioneiro que vem modernizar o comércio local através de ferramentas digitais inovadoras. O evento, destinado aos comerciantes de Coruche, teve lugar ontem, 5 de dezembro, no auditório do Museu Municipal de Coruche, onde foram apresentadas a identidade visual do Bairro, o Marketplace e a aplicação que irão funcionar como vitrinas digitais para produtos e serviços locais, bem como a instalação de uma rede Wi-Fi de alta conectividade com 27 antenas, que ligará comerciantes e consumidores no perímetro do Bairro. Com soluções de Marketplace moderno, a app interativa e a rede de alta conectividade, este projeto pioneiro reforça a coesão social, aumenta a competitividade do comércio local e promove a transição digital. Financiado pelo PRR com investimento de 547.464,25 euros, o projeto inclui ainda um plano de comunicação digital para ampliar a visibilidade dos negócios e atrair novos públicos, posicionando Coruche como um exemplo de inovação e sustentabilidade na era digital.

Coruche entra na era digital com uma plataforma moderna com Marketplace, aplicação dedicada e rede Wi-Fi integrada. Financiado pelo PRR, o Bairro Comercial Digital promove comércio mais competitivo e sustentável numa iniciativa pioneira, promovida pela Câmara Municipal de Coruche e pela Associação de Comerciantes dos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos, que, lançada ontem, representa um marco decisivo na modernização e dinamização do comércio local, apostando na transição digital e na regeneração do ecossistema empresarial da região. O evento de apresentação do Bairro Comercial Digital “Coruche Digital – Lojas com Gente” aos comerciantes de Coruche contou com a presença de Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, da vereadora Susana Cruz e dos especialistas Carlos Silva (Telheiro & Gonçalves), Yohann Sá (Celeuma) e Artur Fernandes (SingleCode), que apresentaram as várias componentes do projeto, incluindo o plano de comunicação digital, o sistema de conectividade comum e as plataformas de Marketplace e app do Bairro Comercial Digital.

Marketplace e app são vitrinas digitais para o comércio coruchense
No centro do projeto está o desenvolvimento de um Marketplace e de uma aplicação, que funcionam como vitrinas digitais para produtos e serviços locais. Além de expandir o alcance dos negócios para novos públicos, estas ferramentas oferecem funcionalidades inovadoras como diretórios de lojas, notícias, agenda cultural e até roteiros turísticos. A app, disponível em breve, promete criar uma experiência integrada, combinando comércio, cultura e turismo. Os comerciantes também terão acesso a dados analíticos que lhes permitirão conhecer melhor os seus clientes, otimizar estratégias de venda e acompanhar o impacto das suas ações de marketing digital.

Rede Wi-Fi para uma experiência conectada, com maior visibilidade e mais negócio
Uma rede Wi-Fi com 27 antenas será instalada no perímetro do Bairro Comercial Digital, conectando comerciantes e consumidores. Além de facilitar o acesso à app e ao Marketplace, a infraestrutura posiciona Coruche como uma smart city, oferecendo um ambiente digital avançado que melhora a experiência de compra e lazer para quem visita a região. O projeto integra um plano de comunicação, com ações específicas em redes sociais (https://www.facebook.com/coruchedigital e https://www.instagram.com/coruchedigital), campanhas de Google Ads, e-mail marketing e mupis informativos — estratégias que pretendem ampliar a visibilidade do Bairro Comercial Digital e atrair um público diversificado, garantindo o aumento do volume de negócios e da notoriedade de Coruche como destino comercial e turístico. A identidade visual do Bairro Comercial Digital também foi desenvolvida cuidadosamente para criar uma marca apelativa e representativa da comunidade local. Do logótipo aos suportes físicos e digitais, a imagem do projeto une tradição e modernidade, refletindo o compromisso com a regeneração do comércio local.

Impacto e potencialidades do projeto
Além de atrair e-consumidores, o Bairro Comercial Digital promove a diversificação da clientela, gera novas oportunidades de negócio e fortalece o tecido económico do Concelho. A inclusão de soluções como realidade aumentada, cacifos digitais e informação em mupis garante que o projeto evoluirá continuamente, criando benefícios de longo prazo para comerciantes e consumidores. Com investimento de 547.464,25 euros, o “Coruche Digital – Lojas com Gente” é mais do que um projeto de transição digital, afirmando-se como estratégia de regeneração empresarial, coesão social e valorização do comércio tradicional, garantindo um futuro mais conectado e promissor para o comércio local, e projetando Coruche como modelo de sustentabilidade e inovação.

voltar ao topo