INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (IEFP)
O IEFP disponibiliza uma série de apoios financeiros que visam incentivar e apoiar projetos que deem lugar à criação de novas entidades, (independentemente da forma jurídica), que originem a criação líquida de postos de trabalho e que contribuam simultaneamente para a dinamização das economias locais, mediante a realização de investimentos de pequena dimensão. Estes apoios englobam:
Estágios
Formação/Emprego
Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades
Reintegração Sócio-Profissional
Oferta Formativa
Acreditação de profissionais
www.iefp.pt/apoios/empresas
MEDIDA ESTÍMULO 2013
Os Objectivos
Potenciar o retorno ao mercado de trabalho de desempregados com maiores dificuldades de inserção, capacitando-os com a formação e as competências adaptadas ao posto de trabalho e, simultaneamente, promover a melhoria da produtividade e competitividade das empresas.
informações: http://www.qren.pt
O Enquadramento Legal
Portaria 106/2013
Contexto:
O Impulso Jovem, Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção da Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME, constitui um conjunto alargado de medidas propostas pelo Governo.
Estas medidas articulam-se também de forma muito próxima com o Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego, assinado em janeiro com a maioria dos parceiros sociais, que atribui uma importância significativa às políticas ativas de emprego e à formação profissional, com vista à elevação dos níveis de empregabilidade da população portuguesa.
Principais medidas para promover o emprego
1. Estágios Profissionais
2. Apoio à contratação e ao empreendedorismo
3. Apoio ao investimento direcionado às empresas
+ info em: http://www.impulsojovemportugal.pt/?gclid=CLibz-DR_rUCFeXLtAodnWMAdA