Bravura que dá gosto na 19.ª edição dos Sabores do Toiro Bravo

De 28 de abril a 1 de maio, Coruche convida a viver o lado bravo da vida em típicas tasquinhas ribatejanas instaladas na Praça de Toiros de Coruche. O mote é dado pela degustação de receitas cujo ingrediente central é a carne de toiro bravo, protagonista do evento gastronómico ribatejano, que é já uma celebração nacional das gentes, da cultura e dos sabores. Paralelamente à programação dos Sabores do Toiro Bravo, que inclui mostras de artesanato, folclore, animação taurina de entrada livre e muita música, acontece ainda, a 29 e 30 de abril, a exposição Clássicos de Coruche – automobilia, carros, motas e velocípedes -, organizada pelos Clássicos de Coruche. O certame Sabores do Toiro Bravo é hoje um evento único no País e no mundo, tendo lugar assegurado nos principais roteiros gastronómicos. Coruche sabe bem!

Os sabores associam-se à festa, à tradição, à música e aos valores tradicionais da cultura tauromáquica para uma conjugação alquímica que anualmente faz rumar a Coruche milhares de pessoas. O mote é dado pela degustação de múltiplas receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo - bandarilhas de lombinho de toiro bravo com camarão, espetada de bezerra brava em pau de louro verde, rabo de boi estufado, bife de touro bravo recheado, cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro ou miminhos de toiro bravo na telha são apenas algumas das muitas iguarias com ingredientes característicos da gastronomia ribatejana que deliciam os visitantes com um toque de bravura. Além das múltiplas formas de provar a carne brava, os Sabores do Toiro Bravo estendem-se à doçaria e aos vinhos da região, que acompanham os manjares.

A somar à gastronomia e a uma programação diversificada e multidisciplinar que alia habitualmente na Vila exposições, mostras de artesanato, folclore, atividade taurina ou animação com música tradicional e popular à hora das refeições, os Sabores do Toiro Bravo são um dos momentos altos do ano na região. Os corredores da Praça de Toiros enchem-se de gente e de tasquinhas que apresentam as melhores propostas da gastronomia ribatejana. Organizado pela Câmara Municipal de Coruche, o certame convida ainda a visitar o Núcleo Tauromáquico de Coruche ou o Posto de Turismo, não esquecendo a Loja do Montado para aquisição de produtos locais e artesanato.

São, portanto, inúmeras as razões para uma visita inesquecível, a começar pelo Parque do Sorraia, onde se encontra a Praça de Toiros e onde os visitantes podem passear calmamente à beira rio e pelo Jardim 25 de Abril. Ali tão perto encontra-se o parque radical, entre o pavilhão desportivo e o rio, uma refrescante praça de água e um mural de homenagem à afición coruchense. Também o centro histórico de Coruche é digno de visita, nomeadamente pela traça das suas casas senhoriais, pelas magníficas fachadas das igrejas, assim como as intervenções de arte urbana. Por fim, não se dispensa um passeio à Praça da Liberdade, onde se encontra o Edifício dos Paços do Concelho e o Pelourinho, bem como à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, donde se espraia a vista deslumbrante sobre o Vale do Sorraia. Coruche convida, mais uma vez, a viver o lado bravo da vida.

Fazer descarga de anexos:
Mídia