Semana Verde em Coruche de 18 a 31 de março

A Semana Verde, iniciada a 18 de março com o Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde, decorre em Coruche até 31 de março de 2023 com programação muito diversificada, subordinada ao tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar / Espaços Exteriores”. Além das “Eco-Escolas em Ação” no correr da semana, assinalando os dias internacionais da Felicidade, da Árvore, da Água, da Meteorologia e do Estudante, acontecem ainda as ações “Muros com Vida”, “O Mar Começa Aqui” e a palestra “Agentes de Mudança: Academia para a Cidadania” na Escola Profissional de Coruche, organizada pela Fundação da Juventude. Também em destaque, o I Encontro Eco-Escolas - Guardiões do Planeta no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e várias ações de sensibilização sobre compostagem com a Ecolezíria. A 25 de março assinala-se ainda a Hora do Planeta.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa e o público em geral para as questões da sustentabilidade ambiental, motivando a população do Concelho a tornar-se ecologicamente mais consciente, a Semana Verde arranca a 18 de março com o Trail Pais & Filhos no Circuito de Manutenção do Valverde – uma prova de superação de mini-obstáculos em família ao longo de cerca de 1500 metros de diversão total. Por toda a semana decorre o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas em todas as creches municipais, jardins-de-infância e escolas do Concelho distinguidas pela Associação Bandeira Azul pela Europa, do Programa Europeu de Educação Ambiental. Estão ainda previstas várias atividades e workshops destinados à comunidade educativa com parceiros e entidades promotoras de ações de sensibilização ambiental.

Assim, a 20 de março dá-se a celebração do Equinócio da Primavera e do Dia Internacional da Felicidade, desde logo com a sessão de animação de leitura “Quem conta um conto… acrescenta um ponto!”, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, para meninas e meninos da Creche e JI de Azervadinha, da EB1 Azervadinha 2, do Jardim de Infância de Santana do Mato e da EB1 de Rebocho. Às 10h30 acontece o Hastear da Bandeira Eco-Escolas na Escola Secundária de Coruche, a que se seguem mais três sessões, às 11h30, às 13h15 e as 14h30, de “Quem conta um conto… acrescenta um ponto!” no Auditório da EBI/JI de Couço, na Creche e JI de Quinta do Lago (Pólo Santo Antonino) e no Núcleo Escolar da Fajarda, respetivamente. Pelo meio, às 14 horas, o Hastear da Bandeira Eco-Escolas é na EB1 Azervadinha 2.

O Dia Mundial da Árvore assinala-se a 21 de março, logo às 10 horas, com a plantação de Árvores na Herdade dos Concelhos pelos alunos da EB1 de Erra. No mesmo dia, às 11 e às 14 horas, temos hastear da Bandeira Eco-Escolas na EB1 de Coruche e no Núcleo Escolar de Branca. De 21 a 31 de março acontecem as ações “Muros com Vida” e “O Mar Começa Aqui” que desafiam no melhor dos sentidos todas as Eco-Escolas envolvidas.

Segue-se, a 22 de março, a celebração do Dia Mundial da Água, iniciada às 9h30 com nova sessão de animação de leitura “Quem conta um conto… acrescenta um ponto!”, desta feita no Núcleo Escolar de Lamarosa, para alunos da casa e da EB1 de Erra. De manhã à tarde são mais três as sessões com contador de histórias: às 10h45 na EB1 de Coruche, às 14h30 no Núcleo Escolar de Branca e às 16 horas na Creche e JI de Quinta do Lago (Pólo Santo Antonino). Em destaque, às 10 horas, a atividade “Hortinha dos Avós” na Creche e JI de Quinta do Lago (Santo Antonino) e, às 10h30, a apresentação do projeto de Descontaminação da Vala das Baleias com alunos de 2.º CEB da EB2,3 Dr. Armando Lizardo. Ainda neste dia, às 10h30 e às 14 horas é has-teada a Bandeira Eco-Escolas na EBI/JI de Couço e no Núcleo Escolar de Fajarda.

O Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março, abre e encerra com o Hastear da Bandeira Verde às 10 horas na Creche de Azervadinha e às 14h30 no Núcleo Escolar de Lamarosa. Mas os momentos altos do dia acontecem com o I Encontro Municipal Eco-Escolas - Guardiões do Planeta, às 10 horas, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, para alunos da EB1 de Coruche e da EB1 de Rebocho; com a atividade “Hortinha dos Avós”, às 10h15, na Creche e JI de Azervadinha, e às 11h30, com a palestra “Agentes de Mudança: Academia para a Cidadania”, organizada pela Fundação da Juventude na Escola Profissional de Coruche.

A 24 de março é assinalado o Dia Nacional do Estudante. O programa inicia-se no Observatório, às 10 horas, com o Encontro Eco-Escolas - Guardiões do Planeta para alunos da EB1 Azervadinha 2, da EB1/JI de Couço, da EB1 de Erra e da EB1 de Lamarosa. Às 10h30 há aula de minigolfe adaptado nas Piscinas Municipais de Coruche para membros do Centro de Reabilitação e Integração de Coruche (CRIC), e, às 11 horas, procede-se ao Hastear da Bandeira Verde na Creche de Quinta do Lago.

O Município de Coruche associa-se também à organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund For Nature) e à iniciativa internacional Hora do Planeta, assumindo o compromisso de desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho e do Parque do Sorraia durante a Hora do Planeta, entre as 20h30 e as 21h30 de dia 25 de março. A 27 de março reitera-se o Encontro Eco-Escolas - Guardiões do Planeta no Observatório, mas para alunos da EB1 de Coruche e do Núcleo Escolar de Fajarda. Por fim, de 27 a 31 de março são levadas a cabo ações de sensibilização sobre compostagem com a Ecolezíria no JI de Santana do Mato, na EB1 de Erra e na EB1 de Rebocho.