FICOR e Wine & Cork 2023: inscrições abertas para expositores

A 15.ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça realiza-se este ano de 25 a 28 de maio. As inscrições para participação de expositores - empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras cuja atividade se enquadre no âmbito da Feira - estão abertas até 22 de abril. Também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, espaço exclusivamente dedicado na FICOR a provas livres e à reflexão sobre a interação simbiótica e ancestral da cortiça e do vinho, abriu inscrições para expositores até 2 de maio de 2023. São incontáveis os motivos de interesse da maior feira de cortiça do País, que reúne os principais atores da fileira do sobreiro e da cortiça no Centro de Exposições localizado na Vila e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, reservado para conferências e debates. O programa, a revelar oportunamente, estará repleto de eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, webinares, espetáculos e exposições.

A FICOR está mais uma vez de portas abertas para receber expositores e proporcionar a produtores, transformadores e outros agentes económicos locais, regionais, nacionais e/ou estrangeiros a apresentação dos seus produtos ou serviços, visando a promoção da fileira da cortiça e do montado enquanto nicho ecológico e económico de valor inestimável, simultaneamente mostrando as potencialidades naturais e geográficas do Concelho e reforçando a liderança internacional de Portugal no setor. A inscrição de expositores deve ser formalizada através dos boletins facultados pela organização da FICOR e na presente página (infra), ou por meio de inscrição online no sítio da feira (www.ficor.com.pt). O preenchimento completo e correto dos documentos implica a sua subscrição por pessoa responsável, devidamente identificada. A ficha de inscrição pode ainda ser enviada por fax (243 610 201) ou correio para: Edifício dos Paços do Concelho, Praça da Liberdade, 2100-121, Coruche.

Sublinhe-se que compete à FICOR decidir sobre a admissão de expositores. A organização reserva-se o direito de excluir inscrições que, de acordo com os seus critérios, não se ajustem ao âmbito ou aos objetivos da Feira, ou que, por qualquer motivo, possam ser consideradas inadequadas, pelo que decidirá sempre de acordo com o superior interesse do certame. Os expositores deverão ter a sua instalação concluída até às 12 horas de 25 de maio, sendo que o critério de distribuição de espaços não depende da ordem de chegada das candidaturas, mas dos interesses de valorização da Feira. Com a entrega do boletim de inscrição, os expositores comprometem-se a cumprir o prazo de pagamento até 20 de Maio de 2023, referente ao custo do espaço a ocupar, assim como, se for caso disso, aos custos relativos ao stand e a serviços técnicos requisitados.

Já o processo de inscrição de expositores na 5.ª edição do evento Wine & Cork, cujo prazo finda a 2 de maio, prevê a participação de empresas que tenham a sua sede ou base de negócio assente no território de intervenção da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”. Na ausência de inscrições oriundas do referido território, será dada prioridade a empresas nacionais ou estrangeiras, bem como aos seus agentes ou distribuidores em Portugal, cuja atividade se enquadre no âmbito do evento. As inscrições no Wine & Cork estão limitadas a 12 expositores, reservando-se a organização o direito de escolha entre diferentes intenções de inscrição. Caso a organização exclua inscritos de acordo com os seus critérios, procederá à restituição das prestações da taxa de ocupação recebidas. Os vinhos em exposição devem obedecer ao critério de “vinhos sustentáveis”, sendo permitida a venda de vinhos em exposição durante o evento. Por sua vez, os stands deverão estar montados e providos dos artigos declarados na Ficha do Expositor até às 13 horas de 25 de maio.

Atempadamente será revelado o programa integral da FICOR 2023, que alia conferências e debates a desfiles de moda, mas também concertos, espetáculos de stand-up comedy e provas de vinho a espaços especialmente dedicados à gastronomia. Está desde já confirmada a apresentação dos projetos de moda do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça em pleno desfile no Coruche Fashion Cork, assim como, no espaço Sabores do Montado, a degustação da gastronomia e dos sabores do território. Mais uma vez, a FICOR abre uma janela de Coruche para o mundo, assumindo-se como certame internacional capaz de reunir os principais atores da fileira do sobreiro e da cortiça. Porque Coruche é capital mundial da cortiça.