JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 932

Ano Letivo arranca em Coruche com novas competências e reforço do apoio a alunos e famílias

O Município de Coruche assume no ano letivo 2022/2023 novas responsabilidades, reforçando o apoio a estudantes e famílias. O novo ano letivo é marcado pelo reforço dos auxílios económicos com o aumento do valor da ação social escolar, pela gratuitidade dos passes escolares para todos os alunos do 5.º ano ao 12.º ano, assim como a gratuitidade do transporte escolar para alunos do pré-escolar e do 1.º CEB que residem a três quilómetros ou mais da escola da sua área de residência. A Câmara Municipal de Coruche ofereceu também o serviço da plataforma digital Escola Virtual a docentes e alunos do 1.º CEB. As atividades de enriquecimento curricular e de apoio à família continuam a ser uma prioridade, realizando-se no período da manhã e da tarde.

Setembro marca anualmente o regresso às aulas e, em 2022, sem medidas no âmbito da pandemia COVID 19, em plena assunção da transferência de competências na área da Educação, a Câmara Municipal de Coruche preparou o ano letivo com os parceiros locais, valorizando as famílias e os alunos com a adoção de diversas medidas.

O reforço dos auxílios económicos atribuídos pelo Município a todos os alunos do 1.º CEB ao ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Coruche, com a atribuição de 70 euros aos alunos beneficiários do Escalão A e de 35 euros aos alunos beneficiários do escalão B, é uma das medidas da ação social escolar.

Coruche garante também a gratuitidade dos passes escolares aos alunos do 5.º ao 12.º ano e do serviço da plataforma digital Escola Virtual a docentes e alunos do 1.º CEB.
As atividades de enriquecimento curricular e de animação e apoio à família continuam a ser uma prioridade para a Autarquia, garantindo o acompanhamento e a ocupação de crianças e alunos antes do início e após o dia de aulas, com a academia da manhã e a academia da tarde.

Numa conjuntura económica particularmente difícil, de elevada inflação, o Município manteve o custo das refeições escolares, com o valor de 1,46 euro, representando para cada família uma poupança de 42,5% em cada senha de refeição para alunos isentos de ação social escolar. Para os beneficiários do escalão B a refeição tem o custo de 0,73 euro, sendo gratuita para os beneficiários do escalão A.

A Autarquia desafia ainda os docentes para que Coruche seja a sua «sala de aula» através da distribuição de um guia educativo cujo objetivo passa por contribuir para que os docentes desenvolvam o currículo local nas suas disciplinas, pretendendo incutir princípios e valores de cidadania, curiosidade, reflexão e inovação nos jovens à saída da escolaridade obrigatória, reforçando a abordagem à identidade cultural e patrimonial de Coruche.

A toda a comunidade educativa, um excelente ano letivo!

Disponibilizamos aqui toda a informação importante relativa à abertura do ano letivo 2022/2023.

+Info.: