Biblioteca Municipal de Coruche: seis décadas de serviço à comunidade

Sendo, desde final de 2021, uma das cerca de 250 bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal de Coruche abriu portas no dia 17 de junho de 1962. Pelas comemorações do seu 60.º aniversário, a Câmara Municipal de Coruche e os serviços da Biblioteca promovem um programa de participação livre e gratuita que compreende sessões de leitura, a Hora do Conto com a autora Ana Luísa Silva, a dinamização de jogos e duas sessões da atividade “Música para Bebés”.

A Biblioteca Municipal de Coruche comemora o seu 60.º aniversário a 17 de junho de 2022, desde logo, às 17 horas, com a iniciativa “60 anos, 60 leituras”, que consiste na leitura de 60 excertos de livros de autores locais do Concelho pelos leitores da Biblioteca Municipal, a que se segue um beberete comemorativo com bolo de aniversário e o tradicional apagar das velas. O programa, de participação livre e gratuita, prossegue no dia 18, às 11 horas, com a atividade Hora do Conto, conduzida pela autora Ana Luísa Silva.

Também no dia 18, às 15 horas, acontece na Biblioteca uma atividade de dinamização de jogos de tabuleiro modernos, dedicada aos jovens e às famílias, levada a cabo pela empresa B de Brincar, de Vilma Van Harten e Carlos Ramos, que disponibiliza brinquedos e jogos ecológicos que contribuem para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e culturais.

Finalmente, no dia 25 de junho a Biblioteca recebe a atividade “Música para Bebés” em duas sessões, às 10h30 e às 11h30, dedicadas a bebés dos seis aos 18 meses e dos 19 aos 36 meses, respetivamente. O projeto é dinamizado por Hugo Sampaio e Alice Senhorinho, que utilizam diversos instrumentos, tais como guitarra, acordeão, flauta, harmónica e instrumentos de percussão, incluindo conchas do mar.

Atualmente situada na proximidade do Edifício dos Paços de Concelho, a Biblioteca reúne um espólio de cerca de 21 mil obras e tem ainda na sua dependência a Sala de Leitura Dr. Américo Durão, situada na freguesia do Couço. Recentemente constituiu também a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Esta nova fase de colaboração traduz-se no enriquecimento significativo dos serviços bibliotecários disponibilizados à comunidade.