AstroCoruche 2022 – O Céu do Montado

Sábado, dia 4 de junho, a Câmara Municipal, o Museu Municipal de Coruche e o Clube de Astronomia do Agrupamento de Escolas de Coruche voltam a organizar o encontro de astronomia AstroCoruche, este ano subordinado ao tema “O Céu do Montado”. A atividade, que chama a si astrónomos de todo o País, compreende um programa diversificado e completo que toma lugar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e, à noite, em São Torcato, onde acontece a observação astronómica.
☀ O programa tem início às 15 horas, no Observatório, com a receção aos participantes pelo Clube de Astronomia, seguindo-se, às 15h30, a palestra “Energia Escura - características e saberes” pelo orador David Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Após 'coffee break' e um momento de observação com telescópio solar, às 17 horas o orador Nuno Peixinho, professor da Universidade de Coimbra, debruça-se sobre o tema “Da cintura de Kuiper aos cometas”. A tarde no Observatório encerra às 18h30 com um beberete-convívio e um espetáculo lúdico de Ana Góis.

Às 20 horas, já em São Torcato, acontece uma visita à Escola-Museu Salgueiro Maia, dinamizada pela equipa do Museu Municipal de Coruche, e, às 21h30, tem finalmente lugar no Campo de Futebol de São Torcato - um campo privilegiado a céu aberto, de grande amplitude, isento de poluição luminosa - o momento mais alto: a observação astronómica do céu do montado com telescópios e astrónomos de todo o País que partilham conhecimento e, claro, espanto pela observação de planetas, nebulosas e galáxias a milhões de anos-luz.

Contacto: 243 610 820