Núcleo Rural de Coruche assina Acordo de Colaboração com ranchos folclóricos do Concelho

No próximo sábado, dia 21 de maio de 2022, a partir das 16 horas, o Núcleo Rural de Coruche concretiza finalmente a assinatura de um acordo de colaboração com os ranchos folclóricos do Concelho para assegurar a dinamização contínua do seu espaço cultural. Idealizada desde a primeira hora de conceção do projeto museológico, esta é uma parceria institucional que, devido à situação pandémica, apenas agora é possível levar à prática. A assinatura do acordo legitima o conceito de gestão partilhada para a programação conjunta das atividades culturais a promover futuramente. No mesmo dia, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato é a primeira “Associação da Semana” a desafiar os presentes para um fandango.

Por ocasião da celebração do quarto aniversário após a sua inauguração em 19 de maio de 2018, o Núcleo Rural de Coruche cumpre, pela assinatura do presente acordo, o desígnio de envolver, num modelo de gestão partilhada, as associações culturais locais na programação regular de atividades. O intento era já deixado claro em maio de 2018, no catálogo da exposição de longa duração “Dos ranchos de gente às máquinas de mil braços – cultivar memórias, semear e aprender”, pelo antropólogo Aníbal Mendes, responsável pelo Núcleo Rural, aquando da abertura do espaço ao público:

«Queremos que as associações culturais locais colaborem na programação e dinamização das atividades que de forma sistemática serão promovidas neste núcleo museológico. Deste modo, introduzimos o conceito de gestão partilhada através da celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal/Museu Municipal e diversas associações culturais locais, nomeadamente as que desenvolvem atividades no âmbito da etnografia e do folclore. Será, pois, através da ‘associação da semana’ que pretendemos garantir a participação e a presença assídua da comunidade ou, melhor dizendo, das diferentes comunidades do nosso território.»1

Como primeira “Associação da Semana”, o Núcleo Rural apresenta o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato, que fará as honras da casa, estendendo o convite a todos aqueles que queiram conhecer as exposições, mas que também podem aviar-se na mercearia ou dançar um fandango ao desafio entre copinhos de vinho na taberna tradicional.

1 Mendes, Aníbal, «Núcleo Rural de Coruche – Centro de artes, ofícios e saberes tradicionais: projeto de musealização do Património Rural», in Mendes, Aníbal (ed.), Dos Ranchos de Gente às máquinas de Mil Braços: Cultivar memórias, semear e aprender, Coruche, Câmara Municipal de Coruche/Museu Municipal de Coruche, 2018, pp. 11-12.