Abril Azul 2022

Unidas pelo símbolo internacional do laço azul, a Câmara Municipal associa-se mais uma vez à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Coruche na campanha “Serei o que me deres… Que seja amor”. O programa compreende um conjunto de atividades e iniciativas a decorrer entre os dias 6 e 30 de abril, entre as quais a apresentação do Plano Local de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens; a peça de teatro História do Laço Azul, pelo Clube de Teatro O Pátio (Agrupamento de Escolas de Coruche); a formação do Laço Azul Humano e a sessão de cinema “Cafarnaum”. Este é um esforço coletivo no combate a maus tratos na infância e práticas violentas, físicas ou psicológicas, na missão de proteger e promover os direitos de crianças e jovens do Concelho.
Recorde-se que, em 1989, a norte-americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul à antena do carro em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com o gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A cor azul foi a escolhida por simbolizar a cor das lesões. Assim, as fitas azuis exaltam, durante o mês de abril, a memória dolorosa daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e são também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência. A repercussão da iniciativa de Bonnie foi tal que abril se tornou o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, procurando agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção.
Juntos na prevenção, pela proteção das nossas crianças, na defesa dos seus direitos. ?