Juntos pela Ucrânia

Município de Coruche apoia refugiados Ucranianos que se desloquem para o concelho

O Município de Coruche atento à situação de conflito na Ucrânia e consequente crise humanitária está a disponibilizar meios e ajuda, em diversas áreas de atuação, aos refugiados que se desloquem para o concelho.

De forma a acolher os refugiados Ucranianos o Município de Coruche, está em articulação com diversas estruturas locais, através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.
Este centro disponibiliza informação e apoio no processo de acolhimento e integração, como a regularização da situação migratória, respostas ao nível da habitação, trabalho, segurança social,
retorno voluntário, saúde e educação, assim como no contacto e articulação com as famílias ucranianas residentes no concelho de Coruche, de forma a auxiliar os seus familiares.

Decorrente das manifestações de disponibilidade da sociedade civil, ao nível do alojamento e emprego para os refugiados, a autarquia está ainda a promover vários formulários, para que todos os
proprietários que têm imóveis com condições de acolhimento, e para todas as empresas que estão disponíveis a contratar estes cidadãos, se registem e manifestem a sua intenção através do preenchimento dos mesmos.

A par destes apoios e disponibilização de meios o Município está a realizar uma recolha de bens alimentares, produtos de higiene e medicamentos, todos os dias úteis, nas Piscinas Municipais de
Coruche, das 9h às 20h, e na Cáritas Paroquial de Coruche, instalações do ATL na Travessa do Forno em Coruche, das 10h às 18h.

> Acolhimento
Através do CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, é possível encontrar informação e apoio no processo de acolhimento e integração dos migrantes ucranianos, em articulação com as diversas estruturas locais, nomeadamente:
 -Regularização da situação migratória;
- Habitação;
- Trabalho;
- Segurança Social;
- Retorno Voluntário;
- Saúde;
- Educação.

Este serviço terá ainda enfoque particular no contacto e articulação com as famílias ucranianas residentes no concelho de Coruche, de forma a auxiliar os seus familiares.
Contactos:
Marcação de atendimento: Instalações Municipais do Rossio
Telf. 965 254 653
Dias e Horários dos atendimentos: segunda-feira à sexta-feira: 9:00h – 12:30h e 14:30h - 17:00h

> Alojamento
A sociedade civil tem manifestado disponibilidade para responder a esta necessidade e, por isso, todos os proprietários que têm imóveis com condições para acolhimento poderão registar os mesmos através do preenchimento do seguinte formulário:
Juntos Pela Ucrânia – Alojamento

> Recolha de bens
A entrega de bens alimentares, produtos de higiene e medicamentos pode ser feita nas Piscinas Municipais de Coruche (9h às 20h) e na Cáritas Coruche – ATL, Travessa do Forno (10h às 18h).

> Emprego
Portugal for Ukraine é uma iniciativa do Governo da República Portuguesa para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.
Nestas situações de calamidade, também a sociedade civil e designadamente as empresas portuguesas se mobilizam e disponibilizam para acolher e contratar estes cidadãos.
Manifeste a sua intenção de recrutar cidadãos ucranianos, através do preenchimento do seguinte formulário:
Juntos Pela Ucrânia – Emprego

> Linha de Apoio a Migrantes (LAM)
Disponível de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 17h00.
(+351) 218 106 191/ 808 257 257 (rede fixa)

> Serviço de Tradução Telefónica
Disponivel de 2ª a 6ª feira das 09h00 às 20h00, e aos sábados, das 09h00 às 17h00.
(+351) 218 106 191 / 808 257 257 (rede fixa)

> Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM)

. CNAIM Norte
Morada: Av. de França, 316 – Edifício Capitólio, 4050-276 Porto